Calendario IPVA 2024

Pessoas a partir de 60 anos e todos os trabalhadores da saúde já podem receber dose de reforço contra Covid em Cuiabá

Por Redação em 18/11/2021 às 21:24:08
Intervalo entre a segunda dose e o reforço é de cinco meses. Prefeitura aguarda o recebimento de mais doses para anunciar outras faixas etárias. Doses da Pfizer são preferencialmente usadas no esquema de reforço da vacinação contra Covid-19.

Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

Todos os trabalhadores da saúde e pessoas a partir de 60 anos que tenham tomado a segunda dose da vacina contra a Covid-19 há cinco meses em Cuiabá poderão receber a dose de reforço, a partir desta quinta-feira (18). A Prefeitura de Cuiabá aguarda a chegada de doses da Janssen que estão no Brasil para iniciar a aplicação de segunda dose em quem recebeu o imunizante.

Segundo a coordenadora da campanha de vacinação em Cuiabá, Valéria de Oliveira, o município aguarda a chegada de mais doses para anunciar datas para aplicação do reforço em pessoas de 18 a 59 anos, como foi anunciado pelo Ministério da Saúde.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Até o momento, Cuiabá conta com 59 mil doses de reforço recebidas do Ministério da Saúde e o grupo de trabalhadores da saúde e pessoas com mais de 60 anos conta com cerca de 100 mil pessoas, ou seja, ainda não há um número de doses suficientes, mas já dá para iniciar a vacinação, segunda a coordenadora.

Ela explicou também que o número do público de 18 a 59 anos em Cuiabá, tirando os trabalhadores da saúde, é de 357 mil pessoas, "ou seja, só poderemos começar a vacinação com a dose de reforço deste grupo quando recebermos pelo menos parte das vacinas destinadas para ele”, comentou.

Doses da Janssen

Sobre segunda dose da Janssen, também anunciada pelo Ministério da Saúde, a coordenadora explica que é necessário aguardar a chegada das vacinas. Segundo ela, Cuiabá recebeu cerca de 15 mil doses do imunizante da Janssen para aplicação de dose única, até então, "ela já foi toda usada, não temos mais nenhuma dose. Precisamos aguardar o envio da segunda dose para o público que recebeu essa vacina para darmos continuidade ao esquema vacinal”, concluiu.

Várzea Grande começa a aplicar dose de reforço contra Covid na população a partir de 18 an

Ministério da Saúde indica reforço para todos

A secretaria extraordinária de enfrentamento à Covid-19, do Ministério da Saúde, publicou na quarta-feira (17) uma nota técnica sobre a administração da dose de reforço em pessoas com mais de 18 anos. As orientações são para quem tomou CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer.

No documento, a secretaria do Ministério da Saúde reforça que a vacina a ser utilizada na dose adicional “deverá ser, preferencialmente, da plataforma de RNA mensageiro (a Pfizer) ou, de maneira alternativa, vacina de vetor viral (Janssen ou AstraZeneca), independente do esquema vacinal primário”.

Ou seja, se a pessoa completou o esquema vacinal (duas doses) com as vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer ou mix AstraZeneca/Pfizer, ela deve receber, preferencialmente, a Pfizer como dose de reforço.

A nota esclarece um ponto que ficou em aberto durante uma coletiva do Ministério da Saúde na terça-feira (16). Na ocasião, Marcelo Queiroga disse que a pasta ainda não tinha definido qual imunizante seria usado no reforço de quem completou o esquema com duas doses da Pfizer.

"Há aqueles que defendem que deve ser a mesma vacina, no caso da Pfizer. Mas isso ainda não é consolidado na ciência. (...) Como a vacina da Pfizer começou no Brasil em abril, ainda não está no tempo de aplicar esse reforço em quem tomou Pfizer, mas esperamos ter informações concretas a esse respeito em um curto espaço de tempo", explicou Queiroga.

Na mesma entrevista, o ministro explicou que a preferência para o reforço era a vacinação heteróloga – o chamado mix de vacinas, com um imunizante diferente daquele aplicado no esquema primário.

Estado de São Paulo começa a aplicar dose de reforço com intervalo reduzido em adultos

Fonte: G1/MT

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania