Calendario IPVA 2024

90 afegãos com visto humanitário brasileiro aguardam liberação do Paquistão; Itamaraty diz que processo será retomado

Por Redação em 11/11/2021 às 21:12:11

Como Brasil não possui representação diplomática no Afeganistão, pessoas que fugiam do Talibã cruzaram fronteira ilegalmente para chegar à embaixada brasileira em Islamabad, e foram retidas pelo governo paquistanês. Após pedido, processo de saída será retomado; procedimento é o mesmo que garantiu vinda de juízas que eram perseguidas e chegaram em outubro.



Noventa afegãos que fugiram de seu país após a tomada do poder pelo Talibã e obtiveram vistos humanitários do Brasil estão atualmente no Paquistão, onde aguardam a liberação para embarcar.

O governo paquistanês afirmou que iria proibir que essas pessoas deixassem o país por terem ingressado ilegalmente, após cruzarem a fronteira para acessar a embaixada brasileira em Islamabad, já que não há representação diplomática brasileira no Afeganistão.

O Itamaraty, no entanto, informou ao g1 nesta quinta-feira (11) que fez contatos com o governo paquistanês, e este assegurou que "será retomado o procedimento para legalização e autorização de saída dos afegãos que portem o visto brasileiro".

"Espera-se, portanto, que o Brasil poderá dar continuidade à sua política de acolhida humanitária. Há cerca de 90 beneficiários do visto de acolhida humanitário cujos vistos já foram emitidos e aguardam autorização para deixar o país. Há, ainda, em processamento, cerca de 110 vistos solicitados em Islamabad junto à representação diplomática do Brasil", diz ainda a nota do Ministério das Relações Exteriores enviada em resposta à solicitação do g1 sobre o assunto.

No dia 3 de setembro, o governo brasileiro anunciou que o país concederia vistos humanitários a afegãos que desejassem deixar seu país por causa do regime talibã.

Por não ter uma embaixada naquele país, os pedidos deveriam ser processados pelas representações mais próximas, como a de Islamabad, mas também as de Teerã, Moscou, Ancara, Doha e Abu Dhabi.

Além de cidadãos afegãos, o direito é concedido a apátridas e pessoas afetadas pela situação de grave ou iminente instabilidade institucional ou de grave violação de direitos humanos ou do Direito Internacional Humanitário no Afeganistão.

Juízas afegãs

Juízas afegãs ameaçadas pelo Talibã chegam ao Brasil; país foi o primeiro a oferecer ajuda

Entre as primeiras pessoas a serem beneficiadas pelo visto estão integrantes de um grupo de 270 juízas afegãs, que passaram a ser perseguidas pelo Talibã. Com a ajuda de magistradas brasileiras e associações de classe, um grupo delas obteve o benefício e inclusive já chegou ao Brasil.

Sete juízas e seus familiares, totalizando um grupo de 26 pessoas, chegaram à Brasília em 21 de outubro.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023