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Segundo levantamento realizado pelo IDV em parceria com a consultoria McKinsey, montante equivale a 11% do PIB do país. Evasão fiscal na indústria somou até R$ 134 bilhões; no varejo chegou a R$ 125 bilhões. O Brasil deixou de arrecadar entre R$ 460 e R$ 600 bilhões em tributos que deveriam ser recolhidos por empresas no ano passado, mostra um estudo realizado pelo Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) em parceria com a consultoria McKinsey. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (10).O montante equivale a 11% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.Brasil deixou de arrecadar até R$ 600 bilhões em tributos de empresas no ano passadoCelso Tavares/G1Do total estimado pelo IDV, a evasão fiscal de empresas somou entre R$ 320 bilhões a R$ 420 bilhões e a não arrecadação de tributos associada ao trabalho sem registro foi apurada entre R$ 140 bilhões e R$ 180 bilhões.No recorte detalhado por setores, a evasão foi maior na indústria. Veja os números:Indústria: de R$ 105 bilhões a R$ 134 bilhões;Varejo: de R$ 95 bilhões a R$ 125 bilhões;Serviços financeiros: de R$ 85 bilhões a 115 bilhões; Prestação de serviços: de R$ 42 bilhões a R$ 56 bilhões; eOutros: de R$ 133 bilhões a R$ 170 bilhões. "A combinação da alta carga tributária com a complexidade de se manter formal fomenta a evasão tributária e a não arrecadação no Brasil", destacou o IDV no levantamento. O IDV representa 76 empresas varejistas de diferentes setores. A lista de empresas associadas inclui Hering, Grupo Pão de Açúcar, Magazine Luiza, Marisa, Riachuelo, Zara, entre outras.VarejoNo varejo, o IDV apontou que soma da evasão fiscal e não arrecadação total que acaba circulando pelo setor foi de R$ 176 bilhões a R$ 225 bilhões no ano passado. Segundo o levantamento, 22% da evasão de tributos no varejo já ocorre por meio do canal digital. As negociações cross-border (transação internacional) representaram 70% da evasão no varejo digital.Para exemplificar o impacto da venda cross-border, o instituto comparou o preço de um Apple AirPods Pro. O valor do produto numa plataforma nacional é 80% mais caro do que o encontrado numa transação internacional.