Calendario IPVA 2024

Veja frases de SĂ©rgio Moro sobre polĂ­tica antes de filiação ao Podemos

Por Redação em 10/11/2021 às 13:40:57
Ex-juiz e ex-ministro da Justiça se filiou nesta quarta-feira (10), sem anunciar se deve disputar eleições em 2022; anteriormente, em entrevistas e eventos, Moro negava pretensão polĂ­tica. Ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro se filia ao Podemos

O ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça Sergio Moro afirmou em entrevistas e eventos, registrados em datas anteriores à filiação dele ao Podemos, que não possuĂ­a pretensão polĂ­tica e não pretendia se candidatar.

Moro se filiou, na manhã desta quarta-feira (10), em em evento realizado em BrasĂ­lia. No entanto, o ex-juiz não anunciou se vai disputar as eleições de 2022.

Em ato em BrasĂ­lia, ex-juiz Sergio Moro se filia ao Podemos

Ainda enquanto juiz federal, ao ser questionado, Moro sempre negou a possibilidade de deixar o cargo na 13ÂȘ Vara Federal do ParanĂĄ para se tornar polĂ­tico.

Sergio Moro se filiou ao Podemos

REUTERS/Adriano Machado

Depois, ao assumir o Ministério da Justiça do governo de Jair Bolsonaro, o então ministro continuou a negar a possibilidade de iniciar carreira como polĂ­tico.

Veja frases ditas por Moro sobre polĂ­tica:

Ao deixar a Operação Lava Jato para comandar o Ministério da Justiça, em 2018, Moro disse que não se via "ainda como um polĂ­tico verdadeiro".

A afirmação foi dada durante uma palestra, em Curitiba. Na ocasião, Moro ressaltou que havia feito uma promessa em anos anteriores, de que jamais entraria para a polĂ­tica.

"Não pretendo jamais disputar qualquer espécie de cargo eletivo. Mas Ministério da Justiça e da Segurança PĂșblica, para mim, eu estou em uma posição técnica, para fazer o meu trabalho", ressaltou.

Sergio Moro afirma que não se considera polĂ­tico ao aceitar ser ministro da Justiça

Disse ainda que, como ministro, iria trabalhar com aquilo que conhece, que é a Justiça.

"Eu, aqui, faço uma respeitosa divergĂȘncia, não me vejo ingressando na polĂ­tica, ainda como um polĂ­tico verdadeiro. Para mim, é um ingresso num cargo que é predominantemente técnico", afirmou.

Ao jornal O Estado de São Paulo, em novembro de 2016, o então juiz havia dito que "jamais" seria candidato a um cargo eletivo:

"Não, jamais. Jamais. Sou um homem de Justiça e, sem qualquer demérito, não sou um homem da polĂ­tica. Acho que a polĂ­tica é uma atividade importante, não tem nenhum demérito, muito pelo contrĂĄrio, existe muito mérito em quem atua na polĂ­tica, mas eu sou um juiz, eu estou em outra realidade, outro tipo de trabalho, outro perfil. Então, não existe jamais esse risco", afirmou.

À GloboNews, em 2017, ainda como juiz federal, ele disse: "Minha opção de vocação é outra. Sou um juiz e pretendo permanecer como juiz".

No mĂȘs de dezembro do mesmo ano, ao jornal O Globo, o então magistrado destacou que tinha como opção não deixar o cargo para se tornar candidato.

"É complicado, de antemão, fazer qualquer juĂ­zo de um magistrado que queira partir para a vida polĂ­tica. Tem todo o direito de fazĂȘ-lo. Mas minha escolha pessoal é permanecer como magistrado", afirmou.

Em 2020, durante participação no programa Roda Viva, da TV Cultura, Moro foi perguntado sobre possĂ­veis planos de se candidatar e respondeu: "O que eu posso dizer é o seguinte: eu não tenho esse tipo de pretensão".

Em uma entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, em junho de 2020, após deixar o Ministério da Justiça, destacou que não pretendia tentar a candidatura à PresidĂȘncia da RepĂșblica.

"Não existe nada disso. Eu tinha um plano quando estava no ministério, saĂ­ faz um mĂȘs. Nunca tive essas ambições pessoais nesse nĂ­vel, sou uma pessoa muito mais simples", disse.

Ex juiz Sergio Moro nesta quarta-feira, 10 de novembro durante cerimônia de filiação no Podemos

AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Trajetória de Moro

Sergio Moro ganhou notoriedade nacional como juiz da 13ÂȘ Vara Federal Criminal de Curitiba durante a Operação Lava Jato, que investigou esquema de corrupção e desvio de recursos pĂșblicos envolvendo a Petrobras e polĂ­ticos, e que levou à condenação mais de uma centena de pessoas.

O ex-presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva e o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha foram presos no âmbito da operação.

Durante o governo de Bolsonaro, Moro abandonou a magistratura e assumiu a função de ministro da Justiça. Com a decisão de se afastar do JudiciĂĄrio, Moro deixou de julgar Lula, que ainda respondia a processos da Lava Jato.

Ele deixou o cargo em abril do ano passado, após acusar Bolsonaro de tentar interferir politicamente na PolĂ­cia Federal para blindar seus familiares e aliados de investigações.

Moro diz que não se vĂȘ como polĂ­tico e que cargo de ministro 'é técnico'

Sergio Moro anuncia demissão do Ministério da Justiça: confira frases

As declarações de Moro renderam ao presidente a instauração de um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar as denĂșncias. Bolsonaro prestou depoimento na Ășltima quarta-feira (3) e negou as acusações.

Bolsonaro e Lula, provĂĄveis candidatos em 2022, acusam Moro de agir politicamente ao longo da carreira e com objetivos eleitorais.

Assista aos vĂ­deos mais acessados do g1 PR

Veja mais notĂ­cias do estado no g1 ParanĂĄ.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023