Calendario IPVA 2024

Alexandre de Moraes determina prisão preventiva e extradição de blogueiro bolsonarista

Por Redação em 21/10/2021 às 22:11:30
O ministro do STF atendeu a um pedido da PolĂ­cia Federal. Allan dos Santos, que mora atualmente nos EUA, é investigado no Supremo por divulgação de fake news e ataques a ministros do tribunal. Alexandre de Moraes determina prisão preventiva e extradição de blogueiro bolsonarista

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes determinou a prisão preventiva e a extradição do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos - que atualmente mora nos Estados Unidos.

O ministro atendeu, hĂĄ 15 dias, a um pedido da PolĂ­cia Federal, contrariando posição da Procuradoria-Geral da RepĂșblica, que se manifestou contra a prisão. Nas investigações, a PF identificou que em solo americano Allan dos Santos se associou a pessoas ligadas à invasão, em janeiro, do Congresso dos Estados Unidos. Os invasores contestavam o resultado das eleições democrĂĄticas para presidente.

A PF também afirmou que Allan dos Santos esteve pessoalmente envolvido nos controversos atos: "Identifica-se articulação de Allan Lopes dos Santos com pessoas diretamente envolvidas na invasão ao Capitólio americano para reiterar e reverberar, dessa vez em solo americano, a difusão de teorias conspiratórias voltadas a desacreditar o sistema eleitoral brasileiro".


PF identificou que Allan dos Santos se associou a pessoas ligadas à invasão do Congresso dos EUA — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução
PF identificou que Allan dos Santos se associou a pessoas ligadas à invasão do Congresso dos EUA


Em sua decisão, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que em locais diversos e pela rede mundial de computadores, Allan Lopes dos Santos:

"Integra organização criminosa voltada à prĂĄtica dos crimes de ameaça, incitação à prĂĄtica de crimes, calĂșnia, difamação, injĂșria e outros, com o objetivo de auferir vantagem econômica oriunda da monetização e de doações e tendo como consequĂȘncia a desestabilização do Estado DemocrĂĄtico de Direito"".

Moraes disse que as condutas de Allan dos Santos são de elevado grau de periculosidade e que a prisão preventiva "é a Ășnica medida apta a garantir a ordem pĂșblica, eis que o investigado continua a incorrer nas mesmas condutas investigadas, ou seja, permanece a divulgar conteĂșdo criminoso, por meio de redes sociais, com objetivo de atar integrantes de instituições pĂșblicas, desacreditar o processo eleitoral brasileiro, reforçar o discurso de polarização; gerar animosidade dentro da própria sociedade brasileira, promovendo o descrédito dos poderes da RepĂșblica, além de outros crimes, e com a finalidade principal de arrecadar valores".

O ministro ordenou que a PolĂ­cia Federal inclua o mandado de prisão na lista da difusão vermelha da Interpol, para garantir que o blogueiro seja capturado. Os documentos para extradição jĂĄ estão no Itamaraty. E a embaixada dos Estados Unidos em BrasĂ­lia também foi acionada.

Allan dos Santos é um dos aliados mais próximos da famĂ­lia Bolsonaro. Ele é investigado no Supremo em dois inquéritos: o que apura a divulgação de fake news e ataques a ministros do tribunal, e no que identificou a atuação de uma milĂ­cia digital que atenta contra a democracia e as instituições no paĂ­s.

Segundo investigadores, ele estĂĄ nos Estados Unidos desde agosto de 2020, e o visto dele venceu em fevereiro de 2021.

Mensagens apreendidas pela PF no celular de Allan do Santos e que constam no inquérito das fakes news indicam que o blogueiro teve ajuda do deputado Eduardo Bolsonaro, do PSL, para deixar o Brasil rumo aos Estados Unidos. De acordo com as mensagens, Eduardo Bolsonaro teria pedido os dados dos passaportes de Allan dos Santos e da famĂ­lia dele e ofereceu ajuda para obtenção de visto.

Alexandre de Moraes também determinou o bloqueio das contas de Allan dos Santos em bancos e na internet e afastou o sigilo das transações financeiras do blogueiro para que a PF possa rastrear se os recursos que financiam as atividades dele estão dentro da lei e se hĂĄ recebimento de dinheiro pĂșblico.

A PolĂ­cia Federal apontou que um dos canais de Allan do Santos usa conta no exterior para receber valores - o que pode indicar uma tentativa de maquiar a origem dos recursos.

Allan dos Santos e Eduardo Bolsonaro não deram resposta ao contato do Jornal Nacional.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023