Calendario IPVA 2024

Mercados asiáticos fecham em queda pressionado por crise da Evergrande e com feriados na região

Por Redação em 20/09/2021 às 07:57:43
Ações da incorporadora China Evergrande despencaram mais de 10%. As ações asiáticas recuaram nesta segunda-feira (20), no início de uma semana cheia de reuniões de bancos centrais no mundo, com o tombo da incorporadora China Evergrande derrubando o mercado de Hong Kong para uma mínima em quase um ano.

Feriados no Japão, China e Coreia do Sul mantiveram os volumes de negociação baixos. O índice Hang Seng de Hong Kong recuou 3,3%.

As ações da China Evergrande despencaram mais de 10% depois de chegarem a cair até 19%, para mínimas em 11 anos. Suas unidades listadas também recuaram, com os investidores preocupados sobre a capacidade da empresa de pagar uma pequena fatia de sua dívida de US$ 305 bilhões que vence a quinta-feira.

A Evergrande está passando por uma crise de liquidez. A empresa disse em uma postagem do WeChat datada de sábado que os investidores interessados ??em resgatar produtos de gestão de fortunas com ativos físicos devem entrar em contato com seus consultores de investimento ou visitar escritórios locais.

Prédio da incorporadora Evergrande no centro de Hong Kong, em imagem de arquivo

Bobby Yip/Reuters

O índice da MSCI de ações da Ásia-Pacífico fora do Japão chegou a cair 1,8%, para o nível mais baixo desde 24 de agosto, enquanto as ações na Austrália perderam 2%.

"Faz parte de uma correção que de certa forma já deveria ter acontecido, e reflete parcialmente as incertezas sobre as perspectivas de crescimento", disse Shane Oliver, chefe de estratégia de investimento da AMP Capital.

A semana terá decisões de política monetária nos Estados Unidos, Japão, Suíça, Suécia, Brasil, África do Sul, Turquia e Hungria, entre outros.

Veja o fechamento dos mercados asiáticos:

Em TÓQUIO, o índice Nikkei permaneceu fechado.

Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 3,30%, a 24.099 pontos.

Em XANGAI, o índice SSEC não abriu.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, não operou.

Em SEUL, o índice KOSPI ficou fechado

Em TAIWAN, o índice TAIEX não abriu.

Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,96%, a 3.041 pontos.

Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 2,10%, a 7.248 pontos.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023