Calendario IPVA 2024

CPI pediu buscas no MinistĂ©rio da SaĂșde na operação desta sexta, mas PGR opinou contra

Por Redação em 17/09/2021 às 07:54:45
PolĂ­cia Federal foi às ruas cumprir mandados de busca e apreensão em endereços da empresa Precisa Medicamentos. CPI quer documentos sobre a negociação da vacina indiana Covaxin, suspeita de irregularidades. A CPI da Covid pediu buscas também no Ministério da SaĂșde na operação da PolĂ­cia Federal desta sexta-feira (17), mas a Procuradoria-Geral da União opinou contra, e o pedido acabou negado.

A PF saiu às ruas nesta manhã para cumprir mandados de busca e apreensão em endereços da empresa Precisa Medicamentos. A operação foi pedida pela CPI e autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli.

Precisa Medicamentos é alvo de operação da PF em São Paulo

A CPI quer documentos sobre a negociação da vacina indiana Covaxin. A Precisa, que intermediou a o contrato de compra entre o laboratório indiano Bharat Biotech e o governo federal, é investigada por supostas irregularidades no acordo.

Ao pedir buscas também no Ministério da SaĂșde, a CPI queria especialmente documentos do departamento de LogĂ­stica da pasta. O ex-diretor da ĂĄrea, Roberto Dias, foi demitido após denĂșncias sobre eventuais ilicitudes na atuação na compra de vacinas.

A PGR, no entanto, entendeu que buscas no ministério poderiam comprometer informações "sigilosas e sensĂ­veis" que não fazem parte do escopo da CPI.

"Se deferida a medida em tela, de forma precipitada, informações sensĂ­veis e sigilosas, que não dizem respeito ao objeto da CPI, podem ser indevidamente capturadas, e prejudicar o interesse pĂșblico da função exercida naquele ministério", escreveu a procuradoria.

Segundo os senadores, a CPI requisitou à Precisa todos os contratos firmados com a Bharat Biotech, inclusive aqueles que tĂȘm clĂĄusula de confidencialidade, e também o contrato firmado entre a empresa e o laboratório indiano. Mas a CPI disse ter recebido apenas o memorando de entendimentos.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023