Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Geral

Memorial da República Itamar Franco realiza projeção noturna com imagens de movimentos sociais em Juiz de Fora


Projeções serão entre os dias 20 e 24 de setembro, na parede lateral do prédio e faz parte da programação da 15ª edição da 'Primavera dos Museus.' Registro de mostra movimentos sociais nas ruas durante ditadura

Memorial da República Itamar Franco/Divulgação

Para integrar a programação da 15ª edição da 'Primavera dos Museus', o Memorial da República Itamar Franco irá promover mesas-redondas e projeção noturna em Juiz de Fora.

De 20 a 24 de setembro, estarão projetadas imagens de movimentos sociais na luta por redemocratização na parede lateral do prédio, que fica na Rua Benjamin Constant, no Centro. Além disso, serão feitas mesas virtuais para discutir memória pessoal e coletiva.

Projeção noturna

As projeções noturnas irão ocorrer entre os dias 20 e 24 de setembro, das 20h às 22h e trarão imagens de movimentos sociais durante a ditadura civil-militar, tema da exposição virtual e imersiva “Seres políticos, seres plurais”.

Vídeos e fotografias de diferentes arquivos do país serão exibidos na parede lateral do prédio, com curtos trechos de frases que retratam a luta por democracia.

Mesas-redondas

Além das projeções, também serão promovidas 3 mesas-redondas virtuais, transmitidas pelo canal do do Memorial na internet.

Segunda-feira (20)

Na próxima segunda-feira (20), abrindo a programação, será exibida a mesa “Memórias negras em Juiz de Fora” e reúne as pesquisadoras Vanessa Lopes, Gilmara e Elione Guimarães. A exibição será às 19h.

Assistente do Centro Virtual da Memória Negra de Juiz de Fora (Labhoi/UFJF), Vanessa falará sobre a experiência da iniciativa surgida ano passado.

Autora de “Negras memórias da Princesa de Minas: Memórias e representações sociais de práticas religiosas de matriz africana”, Gilmara aborda a pesquisa feita por ela no doutorado em psicologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sobre as mães de santo da cidade.

Pesquisadora do Arquivo Histórico de Juiz de Fora, Elione conta sobre uma atuação que já resultou em diferentes obras, como "Terra de Preto: usos e ocupação da terra por escravos e libertos".

Quarta-feira (22)

Na quarta, às 19h, o Memorial transmite um bate-papo com o fotógrafo Douglas Mansur, que soma 40 anos de experiência, mais de 3 décadas deles dedicados ao registro do Movimento dos Sem Terra.

Paulista de Timburi e ex-padre, Douglas também se consagrou com registros das atividades de lideranças das comunidades eclesiais de base, sendo um dos principais fotógrafos a retratar com a câmera o trabalho do arcebispo de São Paulo Dom Paulo Evaristo Arns.

Em 1993, o então presidente da República, Itamar Franco recebeu do MST um álbum fotográfico com registros de acampamentos no Brasil que lutavam pela reforma agrária. Atualmente pertencente ao acervo do Memorial, o álbum conta com fotos de Douglas e será assunto da mesa intitulada “Bate-papo com Douglas Mansur: Memórias de luta pela terra”.

Sexta-feira (24)

Pensando em arquivos particulares, a mesa que encerra a programação da 'Primavera dos Museus' no promove reflexão e oferece dicas.

Programada para sexta-feira, às 19h, a mesa “Preservação de legados particulares: como lidar com a conservação de memórias afetivas", promove o reencontro da restauradora do Arquivo Central da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Andréia Rodrigues, com o ex-diretor da instituição, Galba Di Mambro, professor aposentado do departamento de história da UFJF, que por 24 anos presidiu o Arquivo Histórico.

Enquanto Galba aborda a importância da memória, Andréia compartilha sugestões e orientações sobre como preservar memórias pessoais.

Registro de crianças durante acampamento

Memorial da República Itamar Franco/Divulgação

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!