Calendario IPVA 2024

BH inicia vacinação contra a Covid de adolescentes com comorbidade nesta segunda-feira

Por Redação em 06/09/2021 às 05:38:36
Os adolescentes de 12 a 17 anos com deficiência permanente, gestantes, puérperas e lactantes também poderão receber a primeira dose da vacina. Veja o cronograma desta semana. Vacina da Pfizer tem autorização da Anvisa para ser aplicada em adolescentes

Reprodução/ TV Globo

Adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, moradores de Belo Horizonte, vão receber a primeira dose da vacina contra Covid-19 nesta segunda-feira (6). E os adolescentes que tiverem deficiência permanente, ou que sejam gestantes, puéperas e lactantes também receberão a vacina.

A imunização segue uma escala ao longo desta semana, também com chamamento de mais grupos para a segunda dose. Veja o cronograma completo abaixo.

É preciso checar os locais de vacinação no portal da prefeitura no mesmo dia, porque eles são alterados com frequência e variam para cada grupo.

Os postos funcionam, nos dias úteis, das 8h às 17h no caso dos centros de saúde e das 8h às 16h30 nos locais com drive-thru. Aos sábados, os horários são de 7h30 a 14h e 8h a 14h, respectivamente. Há ainda quatro pontos de vacinação com horário noturno.

Segundo a PBH, foram registrados 5.521 cadastros válidos de adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades, deficiência permanente, gestantes, puérperas e lactantes. Os dados excluem duplicidade, erros de preenchimento e residentes de outros municípios.

Para se imunizar, os adolescentes de 15 a 12 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais. Já os jovens de 16 e 17 anos não precisam de acompanhante.

Confira a programação dos próximos dias:

Dia 6, segunda-feira: primeira dose para adolescentes de 17 a 12 anos, completos até 6 de setembro, com comorbidades, deficiência permanente, gestantes, puérperas e lactantes; segunda dose para pessoas de 33 anos, vacinadas com a CoronaVac, em que o intervalo entre a aplicação das doses é de 14 a 28 dias;

Dia 7, terça-feira: não haverá vacinação;

Dia 8, quarta-feira: segunda dose para pessoas de 32 anos, vacinadas com a CoronaVac, em que o intervalo entre a aplicação das doses é de 14 a 28 dias; primeira dose de adolescentes de 17 a 12 anos, completos até 8 de setembro, com comorbidades, deficiência permanente, gestantes, puérperas e lactantes;

Dias 9 e 10, quinta e sexta-feira: segunda dose para gestantes e puérperas sem comorbidades. Só poderão tomar a segunda dose nos dias 9 e 10 de setembro as gestantes e puérperas cuja data do cartão de vacina esteja marcada para até os dias 16 e 17 de setembro.

Todos precisam seguir as seguintes orientações:

Ter se cadastrado até 23h59 do dia 2 de setembro;

Apresentar exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica emitidos em até 12 meses antes da data do cadastro devendo conter o número do registro do profissional no respectivo conselho de classe;

Apresentar documento de identificação, podendo ser identidade ou certidão de nascimento;

É recomendado que o adolescente apresente o CPF ou o Cartão Nacional de Saúde;

Apresentar comprovante de residência em Belo Horizonte;

Não ter recebido vacina contra a Covid-19;

Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias;

Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, todas as declarações apresentadas no cadastro "são de total responsabilidade do responsável pelo menor que os preencheu e de quem emitiu os comprovantes".

A pasta ainda disse que será realizada auditoria no processo de vacinação e, em caso de informações inverídicas, os adolescentes ficarão sujeitos às "responsabilizações administrativas, civis e penais aplicáveis".

Os adolescentes vão receber o imunizante da Pfizer, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde.

Que vacina é essa? Pfizer Biontech

Veja os vídeos mais assistidos no G1 Minas, nesta semana:

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023