Calendario IPVA 2024

Demonstração de unidade no Judiciário foi articulada para frear ameaças às eleições

Por Redação em 03/08/2021 às 00:32:30
O conjunto de ações do Poder Judiciário nesta segunda-feira (2), em reação às falas do presidente Jair Bolsonaro sobre supostas fraudes nas urnas eletrônicas, foi articulada entre ministros de tribunais superiores para frear as ameaças às eleições.

Somente nesta segunda:

O TSE pediu ao STF que Bolsonaro seja investigado por disseminação de fake news contra as urnas;

Ex-presidentes do TSE desde 1988 e a atual cúpula do tribunal divulgaram uma nota em defesa do modelo de eleições do Brasil;

O presidente do STF, Luiz Fux, disse que a independência entre os poderes não significa impunidade para atos contra as instituições;

O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, diz ser 'conduta antidemocrática' atuar para 'ameaçar' as eleições.

O blog apurou que essa articulação institucional ganhou força nos últimos dias, após Bolsonaro ter convocado uma transmissão ao vivo para apresentar o que seriam as supostas provas de fraudes nas eleições de 2018, mas na ocasião admitiu não ter provas e disseminou fake news.

As decisões do TSE de abrir inquérito administrativo sobre ataques à legitimidade das eleições e pedir ao STF para investigar Bolsonaro no inquérito das fake news foram vistas como uma reação institucional do tribunal.

Além disso, a fala do presidente do STF, Luiz Fux, na abertura dos trabalhos da Corte, foi vista como uma espécie de preparação para as decisões que seriam tomadas na sequência pelo plenário do TSE.

Antes, todos os ministros que presidiram o TSE desde 1988 divulgaram uma carta em defesa do modelo de eleições no Brasil.

"Foi preciso fazer uma articulação ampla do Judiciário para frear essas ameaças a realização de eleições. O Judiciário deu uma demonstração de unidade naquilo que é mais importante: a defesa da democracia e das instituições", disse ao blog um ministro do STF.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023