Calendario IPVA 2024

Salvamar alerta para riscos de banho de mar em áreas sem sinalização em Salvador; buscas por jovens desaparecidos continuam

Por Redação em 27/07/2021 às 07:11:32
Coordenador do Salvamar também explicou como estão sendo feitos os trabalhos de busca pelos dois rapazes que desapareceram depois de entrar na água nas praias de Itapuã e Piatã, no domingo (25). Buscas por jovens que desapareceram em praias continuam nesta terça-feira, em Salvador

Equipes do Corpo de Bombeiros e do Salvamar continuam em busca do adolescente de 16 anos, Henrique Bacelar, e de Sidnei Santana, de 19, que estão desaparecidos depois de entrarem no mar nas praias e Piatã e Itapuã no domingo (25), e o coordenador da Salvamar, Helenilton Gonçalves, faz alerta sobre os perigos do mar nesta época do ano.

Segundo ele, há uma grande incidência da corrente de retorno, que pode levar o banhista para o fundo do mar e ele não consegue retornar para a parte mais rasa. Helenilton explicou como estão sendo feitos os trabalhos em busca dos dois rapazes e fez alguns alertas à população.

“Estamos dividindo o grupamento náutico em duas turmas: um fica na Rua K (em Piatã) procurando Sidnei, que desapareceu lá. E a outra equipe fica em Piatã. E temos também mergulhadores fazendo uma varredura por baixo da água. Porque do jeito que a maré está muito perigosa, a corrente de retorno vem com fluxo muito grande do mar aberto e leva a vítima até os arredores de Jardim de Alah”, disse o salva-vidas.

Helenilton contou as duas famílias estão acompanhando os trabalhos das equipes e que as buscas têm início às 7h e seguem até o final da tarde. De acordo com ele, para evitar novos acidentes, as pessoas devem respeitar as sinalizações na praia, como as bandeiras apontando áreas mais perigosas para banho de mar.

O Salvamar conta com cerca de 240 profissionais, da praia de Jardim de Alah até a praia de Ipitanga, atuando na prevenção de acidentes, sinalizando onde há mais ocorrências de correntes de retorno e outros riscos, assim como no salvamento em casos de afogamento.

Por isso, reiterou que os banhistas busquem informações e o auxílio de um profissional antes de entrar na água.

“A corrente de retorno nada mais é que um fluxo muito grande do mar aberto que traz uma corrente forte, e ela bate na terra e volta. Assim, ela leva a vítima e a vítima não consegue voltar. Então a gente pede que sempre que chegar à praia, procurar um profissional especializado, um salva-vidas, e ver se pode tomar um banho seguro”, explicou.

Salvamar aponta corrente de retorno como uma das causas de afogamento em Salvador

Reprodução/TV Bahia

Relembre os casos

Henrique Bacelar, de 16 anos, desapareceu após entrar no mar da praia de Piatã, em Salvador, no domingo (25). De acordo com familiares, ele estava na praia com outros dois primos, com idades entre 16 e 18 anos.

Os três entraram no mar para um mergulho e foram arrastados por uma corrente de retorno, segundo um salva-vidas que estava no local. Os outros dois garotos foram resgatados, mas ele desapareceu no mar.

Na rua K, em Itapuã, Sidnei Santana Mota Junior, também se afogou e as equipes estão em busca.

Este foi o primeiro final de semana com as praias liberadas aos domingos, em Salvador. O domingo foi de aberturas de sol, mas o vento forte e céu nublado predominou. O mar estava agitado e com ondas. Em dias como esse, os salva-vidas relatam que ficam ainda mais em alerta e atuam com trabalho de prevenção nas praias da capital baiana.

Ventos fortes e mar agitado no domingo, na praia de Piatã, em Salvador

Reprodução/TV Bahia

Veja mais notícias do estado no G1 Bahia.

Assista aos vídeos do G1 e TV Bahia

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania