Calendario IPVA 2024

Justiça determina afastamento de cinco agentes e diretor de unidade do Degase por suspeita de abuso sexual

Por Redação em 02/07/2021 às 06:37:42
Centro de Socioeducação Professor Antônio Carlos Gomes da Costa, na Ilha do Governador, é o único local em todo o Estado do Rio de Janeiro destinado ao cumprimento de medidas socioeducativas de meninas. Justiça determina afastamento de cinco agentes e diretor de unidade do Degase por suspeita de abuso sexual contra internas

Reprodução/ TV Globo

Justiça determina o afastamento de cinco agentes e do diretor de uma unidade socioeducativa feminina do Degase por suspeita de abuso sexual contra adolescentes internas. A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ).

Na decisão, a juíza Lúcia Glioche determina a transferência imediata das meninas para outra unidade. O Centro de Socioeducação Professor Antônio Carlos Gomes da Costa, na Ilha do Governador, é o único local em todo o Estado do Rio de Janeiro destinado ao cumprimento de medidas socioeducativas de menores de idade do sexo feminino.

O local possui, atualmente, 19 internas. Elas denunciam assédios e abusos sexuais praticados por agentes e relatam que pelo menos duas das meninas teram ficado grávidas.

A decisão determina que todas as internas sejam retiradas do local e transferidas para outra unidade, que será adaptada para elas. A juíza chama de "vergonhosa" a ação dos agentes.

Na denúncia, pelo menos dois deles são citados por terem praticado atos sexuais com internas.

Em um dos relatos, uma interna de 13 anos de idade afirma ter tido relações sexuais com um agente em troca de um celular. Ela disse que soube que este agente, chamado Edilson, faria isso com as meninas da unidade e que precisava do aparelho pois estava com saudade da mãe.

Um outra menina, de 19 anos, afirma a um dos agentes que inadimissível que ele faça parte de um centro socioeducativo pois a conduta dele não condiz com o que as internas precisam.

No dia 15 de julho, uma audiência virtual será realizada e a juíza intimou as seis pessoas e um representante do Governo do Estado do Rio, o diretor-geral do Degase e o corregedor do Degase, que ouviu os depoimentos.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania