Calendario IPVA 2024

Atividade e emprego na indústria da construção reduzem ritmo de queda, aponta CNI

Por Redação em 25/06/2021 às 10:56:28
Apesar do desempenho, o otimismo dos empresários do setor aumentou em junho Os níveis de atividade e emprego na indústria da construção seguiram em queda em maio, diante de dificuldades de enfrentamento de problemas com covid-19. Mas o recuo, no entanto, foi inferior ao registrado nos cinco meses anteriores, constatou pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Apesar desse desempenho, o otimismo dos empresários do setor aumentou em junho.

O índice de evolução do nível de atividade da Indústria da Construção atingiu 48,4 pontos em maio. Por se situar abaixo da linha divisória de 50 pontos, ele indica queda na atividade com relação ao mês anterior, mas em um ritmo menor que aquele registrado em abril, quando o índice foi de 46,5 pontos. Esse foi o sexto mês consecutivo de retração das atividades no setor.

Da mesma forma, o índice de evolução do emprego atingiu 48,2 pontos, mas em um ritmo menor que o registrado em abril, quando alcançou 46,1 pontos.

Já o Utilização da Capacidade Operacional (UCO) se manteve estável em 63%. Esse indicador contrasta com o nível observado em maio de 2020, quando atingiu 53% com o setor sentindo mais fortemente os efeitos da crise econômica causada pelo surgimento da pandemia de covid-19 no Brasil.

O Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção cresceu 2,9 pontos em junho, para 58,9 pontos, sinalizando que está se tornando mais forte e disseminado no setor, segundo a CNI. O avanço é o segundo consecutivo do indicador, após uma série de quedas que vinham acontecendo desde o início de 2021 até abril.

Segundo a CNI, o avanço da confiança da construção de junho se deu principalmente por uma melhora da percepção dos empresários com relação às condições atuais das empresas e da economia brasileira. O índice de Condições Atuais da construção passou de 47,1 pontos para 50,9 pontos. Ao ultrapassar a linha divisória dos 50 pontos, o indicador mostra a transição de uma percepção negativa para uma percepção positiva.

Por fim, todos os índices de expectativa dos empresários da construção aumentaram em junho de 2021: melhoraram as expectativas para o nível de atividade, novos empreendimentos, compra de insumos e números de empregados para o segundo semestre deste ano.

Ao se afastarem da linha dos 50 pontos, sinalizam maior disseminação do otimismo de que, no segundo semestre de 2021, irão aumentar os níveis de atividade e de novos empreendimentos, assim como a compra de insumos e o número de empregados do setor.

A intenção de investir da Indústria da Construção ficou estável de maio para junho. Esse índice variou com queda de menos 0,2 ponto, se situando em 41,6 pontos, ainda acima da sua média histórica, de 35 pontos.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023