Calendario IPVA 2024

Casal que contava os dias para tomar vacina contra a Covid-19 tem que voltar para casa após falta de doses em Cuiabá

Por Redação em 23/06/2021 às 21:25:13

Casal estava agendado para primeira dose do imunizante. O homem chegou a faltar o trabalho para ir até o local, mas não conseguiu se vacinar



Sem vacinas, quatro polos de vacinação foram fechados nesta quarta-feira (23), em Cuiabá. Muitas pessoas que estavam com as doses agendadas, tiveram que voltar para casa sem tomar a vacina. A dona de casa Marilene Garcia disse que ela e o marido estavam contando os dias para a imunização e quando chegaram encontraram o posto, no Sesi Papa, fechado.

Vacinação continuará suspensa nesta quinta-feira

O casal estava agendado para primeira dose do imunizante. Ele chegou a faltar o trabalho para ir até o local.

"Chegamos aqui e não tinha ninguém. Eu ainda trabalho à tarde, mas ele teve que faltar o serviço", disse Marilene.

A capital está vacinando apenas lactantes e aplicando a segunda dose da Coronavac, que estava em atrasado, por falta de doses.

O aposentado José de Oliveira, de 68 anos, também teve que voltar para casa. Com o cartão de vacinação em mãos, ele mostra que deveria ter tomado a segunda dose da Coronavac dia 15 do mês passado. Essa é terceira vez que ele tenta completar o ciclo de imunização.

Ele está há mais de um mês esperando pela segunda dose.

"Não tem vacina. Preciso tomar, não vou desistir, porque já estou com 68 anos", disse.

Polo de vacinação SESI Papa, em Cuiabá, é fechado

Luiz Alves/Prefeitura de Cuiabá

O único posto que está funcionando é o do Senai, no bairro do Porto. Todos os outros quatro polos de vacinação, do Sesi Papa, da Assembleia Legislativa, da UFMT e do Sesc Balneário, estão fechados.

A destinação das vacinas segue o plano nacional de imunização.

O governo federal adquire vacinas. Depois, as doses são destinadas ao governo do estado e em seguida repassadas aos municípios. Nessa última remessa, Cuiabá recebeu 4.500 doses da Pfizer e 6800 de Coronavac. O que restou de doses é insuficiente para manutenção dos cinco polos de vacinação.

Por isso, o município só está vacinando com a primeira dose mães lactantes e aplicando a segunda dose em idosos e pessoas com comorbidades.

As pessoas que estavam agendadas para o recebimento da primeira dose devem aguardar a retomada das atividades e verificar o agendamento no site da campanha.

Fonte: G1/MT

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023