Calendario IPVA 2024

Escola cria programa de rádio para promover interação com alunos: 'Criança ganha ânimo', diz professor

Por Redação em 20/06/2021 às 07:51:00
Projeto 'Rádio da Coruja' foi criado em fevereiro deste ano em Rio Preto (SP) e transforma áudios com dúvidas dos alunos em programas de rádio. Escola cria programa de rádio para interação com alunos em Rio Preto

Reprodução/TV TEM

Além de informar e contar histórias, o rádio tem sido usado para promover a interação entre alunos e professores de uma escola de São José do Rio Preto (SP) durante as aulas à distância.

O projeto "Rádio da Coruja" foi criado em fevereiro deste ano na Escola Municipal Ruy Nazareth, no Parque Jaguaré. A proposta é transformar áudios com dúvidas dos alunos em programas de rádio.

A ideia foi do professor e jornalista Sérgio Teixeira, que uniu as duas paixões para fazer com que os conteúdos dos estudantes alcançassem mais pessoas.

“Esses áudios ficam muitas vezes reservados no celular do professor. Quando a gente consegue criar um canal de comunicação escolar e a criança percebe que aquele trabalho vai ser levado para toda a comunidade, ela ganha ânimo e o trabalho dela passa a ter significado. Ela fica estimulada a continuar o estudo em casa”, explica o professor.

Ideia foi do professor e jornalista Sérgio Teixeira

Reprodução/TV TEM

As reuniões para definir os trabalhos são feitas quase todos os dias em formato virtual. No começo, o projeto era feito com apenas uma turma da instituição, mas hoje as 24 salas da escola participam da iniciativa.

Os programas da rádio são diários e enviados aos alunos por mensagens ou pelo computador. De acordo com Sérgio Teixeira, o projeto ajuda no desenvolvimento pedagógico das crianças.

“Quando a criança grava um áudio e manda para o professor, a gente consegue perceber o quanto ela já avançou na leitura e na articulação de ideias e pensamentos. Com isso, a gente vai avançando para as demais disciplinas que a gente precisa trabalhar os componentes”, explica.

Escola de Rio Preto alia novas tecnologias e linguagem do rádio para comunicação escolar

A professora Halyne Guimarães Cardoso afirma que transformar os livros didáticos em histórias para o rádio é um desafio.

“É um desafio contar historias e fazer com que as crianças imaginem e tentem visualizar, porque a gente está acostumado com o visual. Quando era na sala de aula, usávamos fantoches, personagens. Na rádio é bem diferente, a gente tem que fazer de uma forma que a criança possa interagir”, diz.

Para Richard Marinho, de 7 anos, é interessante fazer as atividades e gravar para o projeto. Já o avô do menino, Cícero Aparecido Fernandes, destaca a importância da iniciativa para o interesse dos alunos.

“A gente percebe que desperta interesse das crianças nas atividades da escola. Isso chamou a atenção. Eu acho muito legal. Sou fã do rádio. Eu ouvia noticiário do dia a dia, música”, conta Cícero.

Lilian de Freitas é mãe de outro aluno da escola e afirma que o filho passou a se interessar mais pelas aulas.

“Ele já se preocupa com horário, se vai perder a aula. Ele senta no computador para pesquisar e eu não preciso ficar cobrando; é interesse dele mesmo. Antes do projeto, ele gostava, mas não era tanto quanto depois da rádio”, diz.

De acordo com o professor Sérgio Teixeira, a ideia pode ser aperfeiçoada e também adotada por outras instituições de ensino.

“A gente sonha em montar uma espécie de tutorial com orientações para que outras unidades de ensino de Rio Preto ou qualquer ponto do país possam também criar suas próprias rádios escolares. Eu penso que a ideia é boa quando ela pode ser replicada e aperfeiçoada para realidades locais.”

Escola cria programa de rádio para interação com alunos em Rio Preto

Reprodução/TV TEM

Veja mais notícias da região no G1 Rio Preto e Araçatuba

VÍDEOS: mais assistidos da região

c

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania