MT realiza o maior pacote de infraestrutura do Brasil

14 de junho, segunda-feira

Por Redação em 14/06/2021 às 01:44:17
Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado. Bom dia! O estado de SP quer vacinar com a 1ª dose toda a sua população até setembro. A CPI da Covid volta amanhã, com o depoimento de Marcellus Campelo, secretário de Saúde do AM durante o colapso do oxigênio. Cientistas analisam a pior seca em 91 anos. O Assunto analisa os sonhos roubados da juventude negra. A Justiça decretou a prisão preventiva dos PMs de São Paulo que atiraram em dois homens dentro de um carro. Um dos maiores trombonistas do mundo, o carioca Raul de Souza morreu na França. O Fantástico entrevistou Olivia Rodrigo, maior revelação da música pop em 2021. O arraial de Gil e Juliette. E os gols do Brasileirão.

Calendário da vacina

O governo de SP antecipou em 30 dias as datas de vacinação de novos grupos. O cronograma começa nesta semana e prevê aplicar a 1ª dose em toda a população adulta do estado até 15 de setembro. Veja como ficou.

E mais:

Quem pode tomar a vacina agora? Saiba como está a fila na sua cidade

Suspeita de execução

A Justiça Militar decretou a prisão preventiva de dois PMs de São Paulo filmados atirando à queima-roupa dentro de um carro. Dois homens foram mortos. Os policiais dizem que eram assaltantes em fuga. O ouvidor das polícias de SP vê indícios de execução, e a PM abriu uma investigação interna. O episódio ocorreu no dia 9, quarta-feira, mas veio à tona no fim de semana depois que o vídeo passou a circular nas redes sociais. Assista abaixo:

Video mostra PMs atirando dentro de carro após suposta perseguição policial

Ecko

O Fantástico revelou novos detalhes sobre a morte do miliciano Ecko, criminoso mais procurado do RJ. Ele foi baleado e preso no sábado, quando visitava a mulher, e levou um segundo tiro já dentro da van que o levava ao hospital. O governo do RJ diz que ele tentou tomar a arma de uma policial para fugir.

CPI da Covid

A CPI da Covid retoma os trabalhos amanhã com o depoimento de Marcellus Campelo, que era secretário de Saúde do Amazonas quando houve o colapso do oxigênio nos hospitais. No fim de semana, ministros do STF decidiram manter as quebras de sigilo de Eduardo Pazuello, Ernesto Araújo e Mayra Pinheiro aprovadas pela comissão como parte das investigações.

Então... Documentos em posse da CPI e obtidos pela TV Globo mostram que a Pfizer informou à embaixada do Brasil nos EUA que ressarciria o país se atrasasse a entrega de vacinas. Isso foi em agosto de 2020. Veja detalhes. O ex-ministro Pazuello, quando prestou depoimento, disse que demorou para assinar contrato com a empresa (o que só ocorreu em março de 2021) porque não havia previsão de multa em caso de atraso. Lembrando: a CPI investiga por que o governo ignorou tantas ofertas de vacina da Pfizer.

Opinião - Octavio Guedes:

CPI tira Brasil do cercadinho, e Bolsonaro reage como Pedro de Lara

1 bilhão de doses

Líderes do G7 posam para foto oficial durante encontro na Inglaterra

Patrick Semansky/Pool / AP Photo

O G7, grupo dos países mais industrializados do mundo, prometeu doar 1 bilhão de doses de vacinas até o fim de 2022. Não se sabe ainda os países beneficiados. Embora seja um volume expressivo, calcula-se que nações mais pobres precisem de algo entre 5 e 6 bilhões de doses. A vacinação no mundo é desigual, com alguns países bem avançados (EUA, Reino Unido e Israel) e outros que imunizaram pouca gente. No Brasil, 11% da população tomou as duas doses.

Leia também:

Ministro confirma que 3 milhões de doses da vacina da Janssen chegam na terça

Cidade no Espírito Santo começa a testar vacinação com meia dose da AstraZeneca

Números da pandemia

O Brasil passou de 487 mil mortes por Covid, e a média móvel está se aproximando de 2 mil por dia. Este mapa mostra como está a situação em cada estado.

Falta de chuva

Cinco estados brasileiros, entre eles São Paulo, enfrentam aquela que já é considerada a pior seca em 91 anos. A estiagem fez um comitê do governo federal emitir pela 1ª vez na história um alerta de emergência hídrica. Sem chuva suficiente, aumenta o risco de problemas na geração de energia, e já se fala em racionamento. Mas por que tem chovido menos? Cientistas apontam pelo menos 3 fatores, e um deles é a destruição da Amazônia. Entenda aqui.

Exclusivo

Olivia Rodrigo, maior revelação da música pop em 2021, deu uma entrevista exclusiva ao Fantástico. Ela conta como começou a carreira, diz que já tomou vacina e que tem vontade de vir ao Brasil. "Meus fãs brasileiros são apaixonantes". Assista:

Olivia Rodrigo dá entrevista exclusiva ao Fantástico e diz: 'Meus fãs brasileiros são incríveis'

Mais do Fantástico

Faxina espacial: empresas se unem para limpar lixo na órbita da Terra

Roubo de cabos: quem é o 'rei da sucata' preso em mansão em BH

Golpista: homem usou identidade de menino morto para fraudar o INSS

Assassinada a tiros: o desabafo da mãe da jovem Kathlen Romeu

Vídeos: veja todas as reportagens

O Assunto

As mortes de Kathlen Romeu e da criança que ela esperava voltaram a escancarar a realidade de um país em que as balas ditas perdidas miram sobretudo uma cor e uma faixa etária, com taxa de homicídio que a OMS considera epidêmica. A explicação oficial de praxe (dano colateral do confronto entre policiais e criminosos) é recebida com crescente descrédito. Ouça desabafos neste episódio, e as análises de Clélia Prestes, doutora em psicologia social pela USP e integrante do Instituto Amma Psique e Negritude, e Jota Marques, educador e conselheiro tutelar na cidade do Rio de Janeiro. Ouça:

Mais podcast

Isso é Fantástico: o polêmico remédio contra o Alzheimer

G1 Ouviu: a história de Zé Vaqueiro, o romântico da pisadinha

#ArraialDoGil

Juliette fez participação especial na live de Gilberto Gil

Reprodução

Gilberto Gil fez ontem uma live junina para o Dia de Santo Antônio e recebeu Juliette. A campeã do BBB cantou "Asa Branca" e "Esperando na janela" e se emocionou. Assista na íntegra.

Luto na música

Raul de Souza

Felipe Godói / Divulgação

Músico carioca Raul de Souza, de 86 anos e um dos maiores trombonistas do mundo, morreu na França, em decorrência de um câncer de garganta. Para Mauro Ferreira, o gigante brasileiro do trombone tinha passe livre no mundo sem fronteiras do jazz.

Netanyahu fora

Israel entra em um novo momento político com o fim da era Benjamin Netanyahu. Depois de 12 anos, o premiê passará o bastão a um governo formado por uma coalizão considerada improvável até pouco tempo atrás. A aliança inclui forças da direita, da esquerda e um partido árabe (algo inédito), e foi aprovada ontem pelo Knesset, o parlamento israelense. Foi uma costura complexa, liderada pelo centrista Yair Lapid, um ex-apresentador de TV que se tornou o mais popular opositor de Netanyahu. Entenda como isso se tornou possível.

Análise - Guga Chacra:

Mudança no governo de Israel é ruim para Bolsonaro

O novo premiê será Naftali Bennett, um milionário do setor de tecnologia que tem posições até mais à direita do que Netanyahu. Saiba mais sobre ele. Pelo acordo, Bennett ficará por 2 anos no cargo e Lapid, os outros 2.

Naftali Bennett, escolhido para ser o novo premiê de Israel

Ronen Zvulun/Reuters

Futebol

O Fortaleza venceu a 3ª seguida e lidera o Brasileirão. O Athletico-PR também tem 100% de aproveitamento, mas fica atrás no saldo de gols. Veja a classificação e todos os resultados. Abaixo, os gols do Fantástico:

Gols do Fantástico: confira os gols da Eurocopa e do Campeonato Brasileiro

A Copa América começou com uma vitória do Brasil por 3 a 0 sobre a Venezuela, que na véspera do jogo confirmou 13 casos de Covid e precisou convocar novos atletas às pressas.

Na Eurocopa, são três jogos hoje. Todos com transmissão pelo SporTV:

10h: Escócia x República Tcheca

13h: Polônia x Eslováquia

16h: Espanha x Suécia

E tem futebol feminino na Globo. A seleção brasileira enfrenta o Canadá no último amistoso antes da Olimpíada. Começa às 16h.

Desligou no fim de semana? Teve isso:

Passeio de moto: Bolsonaro reuniu apoiadores em SP e foi multado por não usar máscara

Marco Maciel: ex-vice-presidente morreu aos 80 anos em Brasília

Susto na Eurocopa: Eriksen, craque dinamarquês, sofreu parada cardíaca em campo

Mega-Sena: prêmio de R$ 43 milhões saiu para aposta única de Santa Catarina

Dia dos Namorados: suposto golpe causou confusão em motel de Salvador

Amor a três: conheça o trisal formado por PMs no Acre

Poetinha: obra de Vinicius de Moraes ganha acervo digital com mais de 11 mil documentos

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania