Calendario IPVA 2024

Covid-19: Prefeitura de Maringá começa a vacinar trabalhadores do transporte público na sexta (11)

Por Redação em 10/06/2021 às 18:08:47
Município também informou que vai imunizar grávidas e mulheres que tiveram filhos recentemente sem comorbidades a partir de segunda (14). Nesta quinta-feira (10), Justiça intimou prefeitura a explicar os motivos para o descumprimento de lei municipal sobre vacinação dos profissionais de educação. Maringá começa a vacinar trabalhadores do transporte público na sexta-feira (11)

Prefeitura de Maringá/Divulgação

A Prefeitura de Maringá, no norte do Paraná, anunciou o início da imunização dos trabalhadores do transporte público nesta sexta-feira (11). Além disso, a partir de segunda-feira (14), grávidas e mulheres que tiveram filhos recentemente sem comorbidades poderão ser vacinadas contra a Covid-19.

Os trabalhadores do transporte público, que tenham entre 18 e 59 anos, serão vacinados na Unidade Básica de Saúde Tuiuti. O grupo precisará apresentar documento pessoal, carteira de vacina e comprovante de atividade.

Gestantes e mulheres que estão no período pós-parto deverão apresentar uma declaração médica.

Outra mudança que começa a valer a partir de segunda-feira é que o município vai diminuir diariamente a idade da público sem comorbidades de dois em dois anos. A expectativa é vacinar moradores com mais de 45 anos até o dia 18 de junho.

A idade dos trabalhadores da educação da rede básica vai baixar um ano a cada dia a partir de segunda-feira. Ou seja, segunda-feira, vacina grupos 36 a 59 anos, na terça, de 35 a 59 e assim por diante.

A prefeitura também espera encerrar a vacinação de médicos veterinários e de profissionais de educação física até o dia 18.

Veja o quem pode se vacinar nesta sexta-feira (11)

Motorista de transporte público: 18 a 59 anos

População em geral: 55 a 59 anos

Pessoas com deficiência permanente sem BPC: 18 a 59 anos (necessário apresentar autodeclaração)

Gestantes e Puérperas com comorbidades: 18 a 59 (necessário apresentar declaração padrão)

Trabalhadores da saúde: 18 a 59 anos

Médicos Veterinários: 46 a 59 anos

Profissionais de Educação Física: 46 a 59 anos

Trabalhadores da Assistência Social: 51 a 59 anos (Trabalhadores que atuam nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e Unidades de Acolhimento)

Trabalhadores da educação básica: 41 a 59 anos

Trabalhadores aeroviários (conforme lista nominal)

A prefeitura estima que 217.695 pessoas façam parte do público com menos de 60 anos que deverão ser vacinadas contra a Covid-19.

Justiça quer explicações

Em uma nova decisão, o juiz Frederico Mendes Júnior, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Maringá, intimou o prefeito Ulisses Maia (PSD) e a Secretaria Municipal da Saúde a explicarem porque o município está descumprindo a lei municipal que estabelece que os professores e profissionais de educação da rede básica sejam vacinados com prioridade.

Essa é a terceira decisão judicial a respeito do tema. Conforme lei, os professores deveriam ter sido imunizados contra o novo coronavírus junto com os idosos que têm entre 60 e 69 anos.

Conforme a decisão, o município tem 72 horas para se explicar.

A prefeitura disse que ainda não foi intimada da decisão.

Veja mais notícias da região no G1 Norte e Noroeste.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania