Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Cármen Lúcia pede a Fux que paute julgamento de ação que quer impedir Copa América no Brasil


Relatora da ação, ministra pediu que julgamento seja feito no dia 10 em plenário virtual, no qual ministros inserem voto em sistema eletrônico. Competição começará no próximo dia 13. A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, propôs ao presidente Luiz Fux nesta terça-feira (8) que o pedido do PSB para suspender a realização da Copa América no Brasil seja julgado no plenário virtual, em sessão no dia 10.

A ação do partido foi apresentada no dia 31 de maio, depois da divulgação de que o país iria sediar o torneio.

No processo, o PSB argumentou que "a intensa circulação de visitantes em território nacional promoverá evidente propagação do vírus da Covid-19 por diversos Estados brasileiros, bem como a potencial entrada de novas variantes virais em território nacional, em momento no qual as autoridades sanitárias já lutam contra a sedimentação da variante indiana".

Ao propor a realização do plenário virtual, a ministra apontou "a excepcional urgência e relevância do caso e da necessidade de sua célere conclusão, considerando que se noticia o início da competição desportiva questionada para o próximo dia 13 de junho".

O plenário virtual é um formato de deliberação em que os ministros apresentam seus votos diretamente no sistema eletrônico do STF, sem a necessidade de uma sessão por videoconferência ou presencial. A ministra propôs que a sessão ocorra nos primeiros minutos do dia 10 e se encerre às 23h59. Caberá ao ministro Luiz Fux analisar o pedido e pautar o caso.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!