Calendario IPVA 2024

Lava Jato: ex-gerente de banco suíço é condenado por lavagem de dinheiro

Por Redação em 26/05/2021 às 19:09:22
Espanhol David Muino Suarez foi condenado a sete anos e oito meses de prisão em regime semi-aberto, por lavagem de dinheiro de pelo menos US$ 21,7 milhões, entre 2010 e 2013. Banqueiro espanhol David Muino Suarez foi condenado em ação da Lava Jato por lavagem de dinheiro

Giuliano Gomes/PR Press

O espanhol David Muino Suarez, ex-gerente do Banco BSI, da Suíça, foi condenado por lavagem de dinheiro em um processo da Operação Lava Jato.

A sentença foi determinada pelo juiz Luiz Antônio Bonat, da 13ª Vara Federal de Curitiba, na sexta-feira (21). O réu foi condenado a sete anos, oito meses e doze dias de prisão, em regime semi-aberto, além de multa.

David Suarez, conforme a decisão, praticou a lavagem de dinheiro de pelo menos US$ 21,7 milhões, entre 2010 e 2013.

O dinheiro, de acordo com o texto, foi proveniente de crimes de corrupção ativa e passiva no contrato firmado pela Petrobras para aquisição de 50% dos direitos de exploração do campo de petróleo de Benin, na África, em 2011.

Com a decisão, o banqueiro, que tem cidadania espanhola e suíça, também fica impedido de deixar o Brasil.

Banqueiro preso na Lava Jato atuou no pagamento de propinas a diretores da área Internacional da Petrobras, diz MPF

Réu pela Lava Jato, banqueiro tem pedido para deixar o país negado pelo TRF-4

O acusado era gerente da agência de Zurique do Banco BSI e, segundo a ação, intermediou a abertura de três offshores junto ao escritório Mossak Fonseca, do Panamá.

Depois de atuar como intermediário junto à consultoria panamenha, Suarez abriu as contas bancárias dessas offshores no Banco BSI, nas quais transitaram valores provenientes, direta ou indiretamente, dos crimes de corrupção relacionados ao campo de Benin, conforme denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF).

Em 2017, quando ainda atuava no banco suíço, Muino Suarez foi preso em São Paulo, após ser considerado foragido da Polícia Federal (PF) por mais de um mês.

Até a última atualização desta reportagem, o G1 tentava contato com a defesa de David Muino Suarez e com os demais citados.

Assista aos vídeos mais acessados do G1 PR

Veja mais notícias do estado no G1 Paraná.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023