Calendario IPVA 2024

Moradores de Franca, SP, formam filas em supermercados após prefeito decretar 'lockdown'

Por Redação em 25/05/2021 às 11:37:02
A partir de quinta-feira (27), estabelecimentos só podem atender por delivery. Medida vai até 10 de junho e também vale para farmácias. Indústria de qualquer atividade e comércio em geral fecham. Moradores de Franca , SP, formam filas em supermercados após prefeito decretar fechamento

Redes Sociais

Moradores de Franca (SP) formaram filas em supermercados na manhã desta terça-feira (25) um dia após o prefeito Alexandre Ferreira (MDB) anunciar a suspensão do atendimento presencial nos estabelecimentos. O fechamento começa a valer na quinta-feira (27) e vai se estender até 10 de junho. Durante o período, as compras só poderão ser feitas por meio de delivery.

Na semana passada, Ferreira já havia determinado medidas mais rígidas para restringir a circulação de pessoas na tentativa de frear o avanço do coronavírus. No entanto, o funcionamento de supermercados estava permitido 24 horas por dia.

Ao fazer as mudanças, o prefeito disse que elas são necessárias para evitar que as pessoas morram sem atendimento. Franca vive um colapso na saúde há mais de um mês, com 100% das unidades de terapia intensiva (UTI) públicas ocupadas.

"[Essas medidas] têm que ser tomadas para evitar que as pessoas morram sem atendimento na porta do pronto-socorro, que as pessoas morram sentadas na cadeira sem oxigênio para receber, que as pessoas morram porque não têm medicamentos", afirmou Ferreira.

Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde apontam que 51 pacientes com Covid-19 aguardam no pronto-socorro Álvaro Azzuz e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Aeroporto para serem transferidas a hospitais. Do total, 39 precisam de UTIs, sendo que sete já estão intubadas.

O decreto do “lockdown” foi publicado nesta terça-feira em edição do Diário Oficial. Além de supermercados, mercados e mercearias, só podem funcionar por delivery:

Farmácias

Padarias

Açougues

Atacado e varejo de hortifrútis

Distribuição e revenda de gás para uso domiciliar e industrial

Comércio de insumos médico-hospitalares e de higienização

Restaurantes e lanchonetes

Pet shops e casas agropecuárias

Lojas, shoppings, galerias, academia de ginástica, salões de beleza, barbearias e centros de estética devem permanecer fechados, não sendo permitido nem o delivery para vendas.

De acordo com a Prefeitura, indústrias também devem parar as atividades, independentemente do segmento.

Clínicas médicas, odontológicas e veterinárias só podem atender casos de urgência e emergência, devidamente comprovados.

A abertura de postos de combustíveis está permitida, mas as lojas de conveniência devem fechar.

Ainda de acordo com o decreto municipal, os serviços administrativos das repartições públicas serão prestados de forma remota, pelo portal, por telefone, e-mails e outros canais de comunicação.

Veja mais notícias da região no G1 Ribeirão Preto e Franca

Vídeos: Tudo sobre Ribeirão Preto, Franca e região

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023