Calendario IPVA 2024

Defesa diz que Wajngarten 'jamais faltou com a verdade' e que ele 'continua à disposição' da CPI

Por Redação em 12/05/2021 às 21:28:44
Ex-secretário da Comunicação do governo prestou depoimento nesta quarta e foi acusado por senadores de mentir nas respostas. Parlamentares defenderam prisão, mas presidente rejeitou. Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação do Planalto, depõe na CPI da Covid

Eraldo Peres/AP Photo

A defesa do ex-secretário de Comunicação da Presidência Fabio Wajngarten divulgou uma nota nesta quarta-feira (12) na qual afirmou que o empresário "jamais faltou com a verdade" e "continua à disposição" da CPI da Covid.

Wajngarten prestou depoimento nesta quarta na condição de testemunha, na qual a pessoa se compromete a dizer a verdade, sob pena de incorrer em crime de falso testemunho.

Durante o depoimento, no entanto, alguns senadores acusaram Wajngarten de ter mentido nas respostas. O relator, Renan Calheiros (MDB-AL), chegou a defender a prisão do ex-secretário do governo.

"Se este depoente sair daqui ileso diante das mentiras, vamos abrir uma porta, escancarar uma porta que depois vamos ter muita dificuldade para fechar. [...] É óbvio que isso vai enfraquecer a comissão", declarou Renan.

Na nota, o advogado de Wajngarten, Daniel Bialski, afirmou:

"O ex-secretário Especial de Comunicação da Presidência da República, Fabio Wajngarten, respondeu a todos os questionamentos que lhe foram formulados, sem esconder ou omitir informações, nas mais de seis horas de seu depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado. Jamais faltou com a verdade! E nem teve a intenção de fazê-lo."

'Carcereiro'

O presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), rejeitou prender Wajngarten, afirmando que não se comportaria como "carcereiro".

"Não é impondo a prisão de alguém que a CPI vai dar resultado", destacou. "Se depender de mim, eu não vou mandar prender", acrescentou, em seguida.

Íntegra

Leia a íntegra da nota da defesa de Wajngarten:

Nota de esclarecimento à imprensa

1. O ex-secretário Especial de Comunicação da Presidência da República, Fabio Wajngarten, respondeu a todos os questionamentos que lhe foram formulados, sem esconder ou omitir informações, nas mais de seis horas de seu depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado.

2. Jamais faltou com a verdade! E nem teve a intenção de fazê-lo.

3. Por vezes não lhe foi possível explicar integralmente todos os fatos como em alguns trechos da entrevista da revista Veja. Como depois foi reconhecido pelo Presidente da Comissão que retificou a afirmação que o ex-secretário de Comunicação havia faltado com a verdade, reconhecendo que ele não fizera a acusação dirigida ao ex-ministro.

4. Fabio Wajngarten reafirmou que a incompetência se referia a morosidade da equipe do Ministério da Saúde, mas não ao ministro Eduardo Pazuello.

5. O depoente continua à disposição da Comissão e reitera que seu único objetivo foi o de acelerar a compra de vacinas que minimizem a crise sanitária no país.

São Paulo, 12 de maio de 2021.

Daniel Leon Bialski

Veja os vídeos do depoimento de Wajngarten à CPI da Covid:

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania