Sentimentos- Respeito a sua dor

Fachin cita poss√≠vel 'execu√ß√£o arbitr√°ria' em of√≠cio à PGR sobre opera√ß√£o no Jacarezinho

Por Redação em 07/05/2021 às 15:21:29
Ministro também enviou ofício para a Procuradoria Geral de Justi√ßa do RJ. Opera√ß√£o policial no Jacarezinho nesta quinta (6) se tornou a mais letal da história fluminense: 25 morreram. O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou nesta sexta-feira (7) ofícios para a Procuradoria Geral da República (PGR) e para a Procuradoria Geral de Justi√ßa do Rio de Janeiro (PGJ) sobre a opera√ß√£o policial no Jacarezinho. Nos documentos, o ministro cita possível "execu√ß√£o arbitr√°ria".

A opera√ß√£o da Polícia Civil no Jacarezinho, no Rio de Janeiro, aconteceu nesta quinta-feira (6) e se tornou a mais letal da história fluminense: 25 pessoas morreram.

Moradores denunciaram, em vídeos publicados em redes sociais e em relatos à Defensoria Pública, que suspeitos foram executados durante a opera√ß√£o, mesmo tendo se rendido. A polícia nega qualquer irregularidade.

VÍDEO: Moradores relatam cenas de terror no Jacarezinho

Os ofícios foram feitos com base em vídeos que Fachin recebeu da opera√ß√£o do Núcleo de Assessoria Jurídica Universit√°ria Popular Luiza Mahin, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que foram repassados à PGR e ao MP do Rio para an√°lise e providências.

"Os fatos relatados parecem graves e, em um dos vídeos, h√° indícios de atos que, em tese, poderiam configurar execu√ß√£o arbitr√°ria", disse Fachin.

"Certo de que Vossa Excelência adotar√° as providências devidas, solicito que mantenha este Relator informado das medidas tomadas e, eventualmente, da responsabiliza√ß√£o dos envolvidos nos fatos constantes do vídeo", afirmou.

VÍDEOS: notícias sobre política

Fonte: G1

Comunicar erro
Coronavirus 728x90
AL- Fake News - Vacinas
InfoJud 728x90