Sentimentos- Respeito a sua dor

Chegada do 5G deve expandir o uso da Internet das Coisas

Por Redação em 04/05/2021 às 06:16:49


O editor de imagens Roberto Maia usa o smart home Alexa para controlar vĆ”rios equipamentos na sua casa: luzes, ar-condicionado e televisĆ£o. A casa é toda automatizada, e até o filtro da piscina é controlado pelo celular. Para ele, essa automaĆ§Ć£o traz seguranƧa: “Mesmo viajando, eu consigo ligar as luzes de casa pelo celular.” A tecnologia também ajuda com os cinco cachorros de estimaĆ§Ć£o quando estĆ” de férias: pela cĆ¢mera, ele mata a saudade dos pets.


Da cidade ao campo

Outro exemplo de como a Internet das Coisas pode facilitar o dia a dia é o smartwatch. Conectado ao celular, ele recebe mensagens e ligaƧƵes. Mas pode ir muito além: com aplicativos, pode medir o batimento cardíaco e o nível de atividade física.

Calebe conta com o auxílio do smartwach para treinar.

Calebe conta com o auxílio do smartwach para treinar - Acervo pessoal/direitos reservados

É exatamente com esse propósito que o triatleta brasiliense Calebe Nunes da Silva utiliza seu relógio quando pratica nataĆ§Ć£o, ciclismo e corrida. “É bom para saber como estou evoluindo em cada modalidade. Automaticamente, ele jĆ” passa tudo para o meu treinador saber onde estou tendo dificuldade”, diz o triatleta, que comenta que modelos mais avanƧados medem a oxigenaĆ§Ć£o sanguínea e até jĆ” salvaram a vida de pessoas em início de infarto.

A Internet das Coisas também estĆ” presente na medicina, com monitoramento de estoques de sangue e da temperatura de armazenamento de medicamentos e vacinas. Caso os sensores identifiquem falhas na conservaĆ§Ć£o, eles acionam as equipes para que tomem providências.

Na indústria, um exemplo é a utilizaĆ§Ć£o de óculos de realidade aumentada. No campo, a IdC auxilia no aumento da produtividade, reduĆ§Ć£o de custos e diminuiĆ§Ć£o de perdas. Rebanhos monitorados por chips que enviam informaƧƵes sobre a saúde e o comportamento do animal, além de sua localizaĆ§Ć£o pelo GPS.

Na agricultura, é possível avaliar a umidade e as condiƧƵes climĆ”ticas para programar a irrigaĆ§Ć£o automatizada. Além disso, drones auxiliam, por exemplo, na verificaĆ§Ć£o da existência de pragas.

FacilitaĆ§Ć£o

O governo federal vem tomando algumas medidas para incentivar a expansĆ£o da Internet das Coisas no Brasil. Em 2019, foi sancionado o Plano Nacional de Internet das Coisas e criada a CĆ¢mara IoT, um grupo de trabalho para acompanhar a implantaĆ§Ć£o desse plano.

No fim do ano passado, foi sancionada a Lei 14.108. Por meio dela, itens que fazem parte de sistemas de comunicaĆ§Ć£o mĆ”quina a mĆ”quina tiveram isenĆ§Ć£o de alguns tributos. “Com essa desoneraĆ§Ć£o, a gente abre um grande mercado e abre possibilidade para que esses aplicativos venham para o nosso país”, afirma o secretĆ”rio de TelecomunicaƧƵes.

Segundo ele, de 2019 para 2020, o mercado de IoT cresceu 9%. Nos dois primeiros meses após a desoneraĆ§Ć£o, o crescimento foi de 6%. “Isso no meio de uma pandemia e com todas as limitaƧƵes”, destaca Cosmo Júnior.

SeguranƧa

Essas facilidades trazidas pela IdC podem esconder algumas armadilhas. De acordo com o especialista em ciberseguranƧa Lucas GalvĆ£o, nem todos os fabricantes oferecem garantia em relaĆ§Ć£o à proteĆ§Ć£o de informaƧƵes pessoais que circulam nos dispositivos. “Um simples relógio inteligente hoje pode saber aonde você foi, qual é a sua média de batimentos – inclusive seu eletrocardiograma –, ouvir suas conversas e muito mais.”

Segundo ele, os riscos existem em todas as partes, entretanto, hoje o usuĆ”rio final pode fazer uma anĆ”lise antes de adquirir um dispositivo IdC, verificando que tipos de informaƧƵes serĆ£o processadas e utilizadas. Para GalvĆ£o, fabricantes, órgĆ£os reguladores e profissionais de seguranƧa da informaĆ§Ć£o possuem um papel importante a ser desempenhado na garantia da seguranƧa cibernética desses dispositivos.

Em setembro de 2020, entrou em vigor no país a Lei Geral de ProteĆ§Ć£o de Dados. O texto define direitos de indivíduos em relaĆ§Ć£o às suas informaƧƵes pessoais e regras para quem coleta e trata esses registros.

Semana Nacional das ComunicaƧƵes

De segunda-feira (3) a domingo (9), os veículos da Empresa Brasil de ComunicaĆ§Ć£o (EBC) publicam o Especial Conecta, com conteúdos sobre a Semana Nacional das ComunicaƧƵes. O especial reúne reportagens sobre história das telecomunicaƧƵes, 5G, Internet das Coisas, o impacto das novas tecnologias na educaĆ§Ć£o e no agronegócio, entre outros temas.

>> Confira todo o conteúdo no hotsite.

Fonte: EBC

Comunicar erro
Coronavirus 728x90
AL- Fake News - Vacinas
InfoJud 728x90