Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Economia

Exportações de alimentos aumentam no Brasil, explica secretário de comércio exterior


Diante da pandemia do coronavírus muito tem se falado sobre as consequências econômicas para o Brasil e para as negociações internacionais entre economias de todo o mundo.

O secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Marcos Troyjo, explicou ao Jornal da Manhã desta segunda-feira (13) que, na contramão da situação e mesmo com algumas quedas, o Brasil tem apresentando aceleração nas exportações de alguns setores.

Para Troyjo, com uma análise é possível perceber que a pandemia impactou de fato nas importações, causando uma tendência de queda. Entretanto, segundo ele, também é possível perceber que as exportações de produtos alimentares tem aumentado de forma significativa.

"A gente percebe a queda nos viés exportados para os Estados Unidos, para a África se mantém no mesmo nível e na Europa subindo aos poucos. Mas estão subindo bastante as exportações para o sudeste asiático, uma região densamente populacional."

Para a abertura comercial do Brasil, considerando os possíveis cenários após o coronavírus, Marcos afirma que o país mantém, mesmo durante a pandemia, as agendas propostas para a abertura e inserção brasileira no comércio internacional sem nada ser afetado.

Segundo Marcos, a estimativa é que, em geral, a queda nas trocas internacionais seja de ao menos 32%, o que significa um importante obstáculo.

China

A respeito do relacionamento comercial entre Brasil e China, o secretário afirmou que o país é o principal cliente comercial e, por isso, as relações serão mantidas.

"O governo do presidente sempre instrui a fazer relações comerciais com os quatro cantos do mundo, sem viés ideológicos. Então temos que aproveitar, fazer mais negócios com a China e com o sudeste asiático. Mas fazemos isso com atenção. Sempre o que deve presidir nas relações comerciais é o interesse nacional."

Marcos Troyjo foi diagnosticado com coronavírus após participar da comitiva do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos.

JP

Economia Jornal Da Manhã Coronavírus Covid-19 Exportações Pandemia

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!