Calendario IPVA 2024

Covid-19: Presidente Olegário retoma vacinação após receber reposição de doses que ficaram armazenadas em temperatura irregular

Por Redação em 20/04/2021 às 13:23:17
Cidade recebeu novas doses nesta segunda-feira (19). Imunizantes anteriores ficaram sob suspeita após uma queda de energia registrada na região central da cidade no fim de março. Presidente Olegário recebe vacina da Covid-19 para repor doses armazenadas de forma errada

O município de Presidente Olegário recebeu, nesta segunda-feira (19), mais de 1 mil doses de vacina contra a Covid-19 para substituir as que ficaram armazenadas em temperatura irregular por conta de uma queda de energia na cidade no fim do mês de março. Com isso a imunização na cidade foi retomada. A informação é do prefeito de Presidente Olegário, Rhenys Cambraia (Cidadania).

Segundo ele, na reposição, foram enviadas 410 doses de AstraZeneca e outras 630 doses da Coronavac, totalizando 1.040 doses. A cidade também recebeu as doses referentes à 13ª remessa vacinas contra a covid-19, sendo 400 para primeiras doses e 260 para segundas doses, todas Coronavac. Confira abaixo como está a vacinação na cidade.

O município contabiliza esse lote como o 12º recebido. Isso porque a segunda e a terceira remessas de imunizante foram enviadas juntas às Unidades Regionais de Saúde (URS), o que explica as cidades terem recebido 12 remessas, em vez de 13.

“Queria agradecer a todos que colaboraram para a vinda dessa remessa. Importante ação do governo do Estado, que percebeu que as falhas no sistema de energia foram fundamentais para o incidente. Nosso muito obrigado, estamos trabalhando com muito zelo para que essa vacinação chegue o mais rápido possível para todos”, explicou o prefeito de Presidente Olegário, Rhenys Cambraia, em publicação nas redes sociais.

Vacinação

Vacinação é realizada em Presidente Olegário

Prefeitura de Presidente Olegário/ Divulgação

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nesta terça-feira (20) a vacinação está sendo realizada na cidade até as 18h. A população acima de 63 anos pode se vacinar com a primeira dose.

O local de imunização é a Praça Afonso de Sá, 10, no Centro. Para se vacinar, o interessado deve levar um documento de identificação com foto CPF, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o cartão de vacina.

As pessoas que esperam pelas segundas doses serão contatadas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Doses sob suspeita

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Presidente Olegário foi suspensa depois que funcionários da Secretaria de Saúde encontraram 1.047 doses armazenadas fora da temperatura indicada para conservação. A campanha foi retomada 12 dias depois.

Conforme o ex-secretário de Saúde, Douglas Cambraia, as 1.047 doses que estavam sob suspeita de terem perdido a eficiência estão armazenadas no município. Todos os procedimentos legais foram realizados e a Prefeitura aguarda nova orientação.

“As vacinas que tiveram variação de temperatura ainda estão estocadas no município. A orientação da superintendência foi de mantê-las armazenadas em temperatura adequada até um segundo posicionamento. Até o momento, não foi determinado o descarte ou a devolução”, concluiu Cambraia.

À época, a Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas informou que as doses ficarão guardadas até que o Ministério da Saúde oriente o destino delas. Já a pasta federal, disse que o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) ficaria responsável pela análise das vacinas e emitiria laudo comprovando se elas perderam a eficiência ou não. No final de março, o G1 divulgou que o Ministério da Saúde ainda sabia se os imunizantes foram inutilizados.

O G1 tentou novamente contato com o Ministério da Saúde e a Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas, mas não obteve retorno até a última atualização desta matéria.

Em nota, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) afirmou que o problema no abastecimento de energia foi causado por uma máquina agrícola que derrubou uma torre da linha de distribuição. A empresa disse, ainda, o abastecimento de energia da região foi garantido através de manobras no sistema elétrico que ocasionaram dois eventos de interrupção com duração de no máximo quatro minutos.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania