Calendario IPVA 2024

Senado aprova projeto para transformar UFMT em Universidade Federal do Araguaia

Por Redação em 21/05/2024 às 19:54:05

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal, aprovou nesta terça-feira (21) um projeto que transforma o Campus Universitário do Araguaia, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Universidade Federal do Araguaia, em Barra do Garças, a 511 km de Cuiabá. Agora o projeto segue para análise da Câmara dos Deputados.

De acordo com a comissão, os alunos e professores serão automaticamente transferidos para a nova instituição, assim como a estrutura física e o patrimônio material do antigo campus.

Os recursos financeiros da Universidade Federal do Araguaia serão provenientes do Orçamento da União, com auxílios de entidades públicas ou privadas, operações de crédito e juros bancários, remuneração por serviços de assistência técnica e taxas cobradas pela prestação de serviços educacionais.

Para o senador Wellington Fagundes (PL), a iniciativa vai promover maior autonomia de decisões a unidade de ensino, que possui características próprias em relação aos demais campus da UFMT.

Ele disse que a criação de uma nova universidade é uma reivindicação antiga da comunidade acadêmica e vai contribuir para a economia da região.

O estudante de agronomia, Elizeu Guedes, de 22 anos, acredita que a mudança irá agregar positivamente.

"Vão vir recursos maiores para universidade e a gente precisa dessa independência. Será ótimo!", disse.

Fonte: G1/MT

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania