Calendario IPVA 2024

Baixada em Pauta #19: 'Lockdown' no litoral de SP deve durar duas semanas além do prazo inicial, avalia especialista

Por Redação em 26/03/2021 às 07:49:57
Episódio discute o pior momento da pandemia até então nas cidades da Baixada Santista. Marcos Caseiro, médico infectologista referência em epidemiologia, afirma que números ainda não chegaram no pico. Você pode ouvir Baixada em Pauta no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o Baixada em Pauta, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

Médico infectologista Marcos Caseiro faz alerta sobre pior fase da pandemia na região do litoral paulista

Danilo Santos/G1

Os nove municípios da Baixada Santista, no litoral de São Paulo decretaram medidas ainda mais restritivas, que entraram em vigor na última terça-feira (23), para prevenir a entrada de turistas na região, após a Prefeitura de São Paulo antecipar feriados, e tentar frear o avanço dos casos graves da doença no pior período da pandemia até então.

VEJA: Mortes e casos de Covid-19 nas cidades da Baixada Santista

A previsão é que o chamado 'lockdown' pelo Condesb dure até 4 de abril. No entanto, o médico infectologista ouvido pelo G1 afirma que as medidas devem ser prorrogadas por mais duas semanas, pelo menos, para que os hospitais da região comecem a ver resultados. Na última quinta-feira (25), por exemplo, Santos atingiu a inédita taxa de 90% de ocupação das UTIs.

O médico infectologista do Hospital Guilherme Álvaro, Marcos Caseiro, conversou com o Baixada em Pauta sobre o assunto. Na semana passada, ele participou da reunião entre os representantes de todas as unidades de saúde de Santos, a cidade que dispõe da maior quantidade de leitos na região, sobre a superlotação e falta de oxigênio nas unidades. Naquela ocasião, ele já pedia por lockdown.

"Espero estar errado, mas ainda não chegamos no fundo do poço. Ainda não chegamos no pico dessa pandemia", afirmou. Ele diz que os piores índices de ocupação de leitos devem ser registrados entre a última semana de março e a primeira de abril. "O que nós estamos vivendo hoje é reflexo de contaminações que aconteceram 14 dias atrás".

"Não iremos conseguir diminuir [os números] de forma efetiva até o período proposto para este lockdown", afirmou. "Esse lockdown que estamos fazendo agora vai refletir, provavelmente, daqui a 20 dias pra frente".

Além disso, Caseiro também falou sobre o novo perfil do paciente, medidas que poderiam ter sido adotadas no início da pandemia para prevenir que a situação chegasse a este ponto e sobre as variações da doença em circulação no país.

Alta expressiva de internações

Em um mês, o número de pessoas internadas nos hospitais da região saltou x%, passando de x em 25 de fevereiro para 897 pessoas internadas nesta quinta-feira (25). Santos anunciou que chegou a 90% de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 nesta quinta. Essa é a primeira vez que a cidade atinge a marca desde o início da pandemia.

A Baixada Santista registrou 310 novos casos de Covid-19 e 38 mortes causadas pela doença no período de 24 horas. Ao todo, a região contabiliza 110.833 confirmações e 3.654 mortes por Covid-19. São 4.167 casos suspeitos, 110 óbitos sob investigação e 96.742 pacientes recuperados.

G1 Podcast

Rodrigo Cunha/G1

O que você precisa saber:

Mortes e casos de Covid-19 nas cidades da Baixada Santista

Medidas mais restritivas entram em vigor na Baixada Santista; confira as regras

Prefeito de Santos desabafa após ocupação de UTIs chegar a 90%: 'Estamos perdendo essa guerra'

O podcast Baixada em Pauta é produzido por Juliana Steil e editado por Aldemar Gonçalves. Apresentação: Alexandre Lopes.

Alexandre Lopes apresenta o podcast Baixada em Pauta

Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal

O que são podcasts?

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023