Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Geral

Caem para 37 os casos suspeitos do novo coronavírus em navio em quarentena no Porto de Santos, SP



Contagem da quarentena recomeçou nesta quarta-feira (8). Embarcação segue em quarentena no Porto de Santos. Navio Costa Fascinosa permanece em quarentena no Porto de Santos, no litoral de São Paulo

Solange Freitas/G1

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nesta quinta-feira (9) que caiu para 37 o número de casos suspeitos do novo coronavírus a bordo do navio Costa Fascinosa, em quarentena no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Dez tripulantes estão internados em um hospital da cidade, sendo que sete já foram confirmados com o novo coronavírus.

Na terça-feira (7), os casos suspeitos a bordo do navio eram 42; na segunda-feira (6) haviam 43 casos a bordo. Agora, a agência reguladora informou que são 37 casos suspeitos, sendo um registrado na quarta-feira (8), com isso, a quarentena de 14 dias recomeçou e deverá terminar em 22 de abril.

A Anvisa explicou que o número de casos a bordo varia de acordo com o desaparecimento de sintomas em pessoas já notificadas e com o aparecimento de novos casos suspeitos.

Nenhum tripulante precisou de ser desembarcado para atendimento médico nos últimos dias. No domingo (5), a Anvisa autorizou o desembarque de 75 brasileiros que trabalhavam a bordo do navio. Isso porque uma análise epidemiológica apontou que era mais seguro retirar do navio as pessoas saudáveis, reduzindo o risco de contágio.

Tripulantes desembarcamd e navio com casos de coronavírus que está em quarentena no Porto de Santos (SP)

Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal

Os tripulantes foram monitorados e fizeram testes rápidos para Covid-19 para poderem desembarcar em segurança. Todos os exames deram negativo. Segundo a Anvisa, com a saída dos 75 tripulantes brasileiros, o Costa Fascinosa permanece com 679 tripulantes a bordo.

Antes do desembarque, dez pessoas haviam saído do navio para atendimento de emergência, sendo um deles um médico da embarcação, que também está com suspeita de coronavírus.

A Costa Cruzeiros diz que todos os procedimentos de higiene e saneamento estão de acordo com as últimas diretrizes internacionais e visam preservar a saúde da tripulação. A condição de saúde está constantemente sendo monitorada pelo pessoal médico a bordo em colaboração com as autoridades sanitárias brasileiras.

Um novo médico da empresa que administra o navio já embarcou no Costa Fascionosa para recompor a equipe de saúde a bordo, que agora conta com quatro enfermeiros e dois médicos.

Costa Fascinosa

Segundo a Costa informou ao G1, a última viagem da temporada do Costa Fascinosa foi um mini cruzeiro de três noites, que partiu dia 14 de março de Santos, com passagem por Ilhabela e Balneário Camboriú, até o desembarque que também ocorreria na cidade de Santos, no dia 17.

Desde então, o navio permaneceu fundeado na barra do Porto de Santos, sem operar, devido ao encerramento antecipado da temporada de cruzeiros no país por conta da pandemia. No sábado (28), o navio Costa Fascinosa saiu da área de fundeio da Barra para o Píer 25, no Porto de Santos.

A determinação da Anvisa é que os casos com sintomas sejam colocados em quartos com varanda e que não sejam autorizados a sair das cabines. Qualquer sintoma relacionado ao sistema respiratório deve ser colocado em isolamento na embarcação.

Scenic Eclipse

Tambem nesta quinta-feira, o navio Scenic Eclipse deixou o Porto de Santos. A embarcação estava atracado desde o dia 2 de abril no local, quando solicitou permissão para desembarcar 54 tripulantes.

Antes da chegada ao Brasil, a embarcação já havia permanecido por 26 dias no mar, sem nenhum registro de suspeita de Covid-19 a bordo. Por isso a embarcação não entrou em quarentena. Ao todo, 54 tripulantes deixaram a embarcação entre os dias 3 e 8 de abril, todos para retorno imediato aos países de origem.

A saída do navio aconteceu às 15h30 com os 74 tripulantes que permaneceram a bordo. Ainda não há informações sobre o destino da embarcação.

Outros navios no Porto de Santos

Três navios de cruzeiros permanecem na área de fundeio do Porto de Santos após realizarem o desembarque de tripulantes na terça-feira (7). São eles o MSC Poesia, MSC Seaview e o MSC Música, que juntos desembarcaram 107 tripulantes que fizeram o retorno aos países de origem.

Os navios já estavam parados e sem passageiros desde meados de março quando os cruzeiros foram encerrados no Brasil por conta da pandemia de Covid-19. Os três navios da MSC não se encontram em quarentena, já que não tiveram suspeitas do novo coronavírus a bordo.

Isso significa que as embarcações podem deixar o Porto de Santos, mas esta é uma decisão da companhia que pode optar por manter os navios em fundeio já que os cruzeiros marítimos não estão operando.

De acordo com a Portaria 47/2020 da Casa Civil o desembarque de estrangeiros no país, por via marítima, só pode ser realizado para retorno imediato ao país de origem por via aérea ou em caso de urgência de saúde.

Confira a situação de cada embarcação:

MSC Seaview: Desembarcou 54 tripulantes. Não tem casos suspeitos a bordo. Está na área de fundeio.

MSC Poesia: Desembarcou 14 tripulantes. Não tem casos suspeitos a bordo. Está na área de fundeio.

MSC Música: Desembarcou 39 tripulantes. Não tem casos suspeitos a bordo. Está na área de fundeio.

Scenic Eclipse: Encerrou o desembarque de 54 tripulantes na quarta-feira (8). Não tem casos suspeitos a bordo. O desembarque teve iniciou na sexta-feira (3). O navio deixou o Porto de Santos na quinta-feira.

Costa Fascinosa: tem 37 casos suspeitos a bordo, o último foi notificado na quarta-feira. Dez tripulantes desembarcaram para atendimento hospitalar (incluindo um dos médicos da equipe de bordo), 75 tripulantes brasileiros desembarcaram no domingo após serem avaliados clinicamente e testados para Covid-19 com resultado negativo. A quarentena do navio vai até o dia 21 de abril.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!