Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Economia

Integrantes do Fed concordaram que resposta 'contundente' ao coronavírus era necessária, mostra ata



Em reuniões emergenciais convocadas março, os integrantes do Fed concordaram em cortar a taxa de juros de volta para zero. Os integrantes do Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano), em duas reuniões de emergência no mês passado, mostraram-se crescentemente preocupados com a rapidez com que o surto de coronavírus estava prejudicando a economia dos Estados Unidos e afetando os mercados financeiros, levando-os a adotar "ação contundente", mostrou a ata dos encontros.

O documento divulgado nesta quarta-feira (8) é o primeiro a mostrar detalhes de como as autoridades lançaram um plano de resgate econômico sem precedentes em tempo recorde no mês passado conforme a pandemia de coronavírus se espalhava, chegando a decisões que podem formatar a economia global por décadas no espaço de algumas semanas frenéticas.

REUTERS/Kevin Lamarque/

Sede do Federal Reserve em Washington, D.C, em imagem de arquivo

Em reuniões emergenciais convocadas pelo chair Jerome Powell em 2 e 15 de março, os integrantes do Fed concordaram em cortar a taxa de juros de volta para zero, ampliaram o acesso a dólares para bancos centrais estrangeiros e retomaram a forte compra de ativos. O primeiro corte foi anunciado em 3 de março, após videoconferência realizada no dia anterior.

A ata joga alguma luz sobre a velocidade com que o as autoridades do Fed foram pressionadas a dar uma resposta historicamente vigorosa aos danos que os esforços para conter o surto estavam causando à economia dos EUA.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!