Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Economia

Economia brasileira teve tombo de 4% em 2020, aponta monitor do PIB da FGV


A economia brasileira encolheu 4% em 2020, na comparação com 2019, segundo dados do Monitor do PIB-FGV, divulgados nesta sexta-feira (19) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

O resultado oficial do PIB, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, será divulgado no dia 3 de março pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O tombo histórico em 2020 em meio à pandemia de coronavírus interromperá uma sequência de três anos seguidos de recuperação após a crise de 2015 e 2016.

Na semana passada, o Banco Central mostrou que o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) da instituição, considerado uma "prévia" do resultado do PIB registrou uma retração de 4,05% em 2020.

Para 20121, os economistas do mercado financeiro reduziram a estimativa para a alta do PIB de 3,47% para 3,43%, segundo a última pesquisa Focus do Banco Central. Indicadores antecedentes têm mostrado uma desaceleração do ritmo de recuperação da atividade econômica neste começo de ano em meio ao término das medidas de auxílio governamental, desemprego elevado e preocupações com a situação fiscal do país, e analistas projetam uma retração do PIB no 1º trimestre.

Descontrole da pandemia e 2ª onda de Covid abalam confiança e derrubam previsões de recuperação

Assista as últimas notícias de Economia

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!