Calendario IPVA 2024

Doria convida Rodrigo Maia a se filiar ao PSDB

Por Redação em 08/02/2021 às 16:21:53
Governador de SP se reuniu com o ex-presidente da Câmara no domingo (7) e disse que convidou também o vice-governador do estado, Rodrigo Garcia, a também deixar o DEM e se juntar ao projeto tucano. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM).

Divulgação/Secom/GESP

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), confirmou nesta segunda-feira (8) o convite feito ao ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), para se filiar ao PSDB. Após eleição na Câmara dos Deputados, Maia criticou atuação da cúpula do DEM e deve se desfiliar do partido (leia abaixo).

Os dois se reuniram na noite deste domingo (7), em São Paulo, na casa do governador paulista, onde Doria fez o convite também para o vice-governador do estado, Rodrigo Garcia, a deixar o Democratas e se juntar ao projeto tucano.

“Será uma honra para o PSDB ter o Rodrigo Maia e Rodrigo Garcia nas fileiras do PSDB, dadas as circunstancias atuais do partido que eles ajudaram a formar a fundar e a fortalecer. Mas não me cabe aqui as razões que levaram ambos a deixar o DEM, mas ficaremos todos felizes se ambos puderem considerar a hipótese de se filiar ao PSDB”, afirmou Doria nesta segunda.

Além do PSDB, os partidos PSL e Cidadania também já anunciaram convite para a filiação de Rodrigo Maia, mas ele ainda analisa as propostas.

João Doria (PSDB), Rodrigo Maia (DEM) e o vice-governador de SP, Rodrigo Garcia (DEM).

Divulgação/SECOM/GESP

Segundo João Doria, o ex-presidente da Câmara está decidido a deixar o Democratas, partido que ele já comandou entre os anos de 2007 e 2011.

"Ontem, recebendo a visita do deputado Rodrigo Maia na minha residência, eu o convidei para integrar o PSDB. Ele vai analisar, não é uma decisão que vai tomar em imediato, mas vai analisar. O que ficou claro para mim é que ele deixará o DEM, o partido do qual já foi presidente. Diante dessa manifestação pública dele, o convidei para integrar o PSDB. Nos próximos dias ou próximas semanas termos a resposta de Rodrigo Maia", disse o governador de São Paulo.

Saída do DEM

Maia começou a se movimentar para deixar o DEM depois de divergências com a cúpula da legenda durante a disputa pela eleição da Câmara dos Deputados, vencida por Arthur Lira (PP-AL). O ex-presidente apoiava a candidatura de Baleia Rossi (MDB), mas o DEM não fechou acordo em torno da candidatura do aliado de Maia, optando pela neutralidade, o que contribuiu para a derrota de Rossi.

Em entrevista ao jornal "Valor Econômico" nesta segunda (8), Maia afirmou que o presidente nacional do DEM, ACM Neto, prefeito de Salvador, "entregou nossa cabeça numa bandeja para o Palácio do Planalto", numa referência à movimentação do presidente do DEM em favor da neutralidade da sigla na disputa pela presidência da Câmara.

Arthur Lira, do PP, é eleito presidente da Câmara em 1º turno com apoio de Bolsonaro

Bancada do DEM diz que Maia não fez 'autocrítica' e 'mea culpa' sobre a eleição da Câmara

ACM Neto e Rodrigo Maia

Reprodução e Câmara dos Deputados

Em entrevista ao blog de Julia Duailibi, no G1, ACM neto afirmou que Maia 'procura culpados por erros que ele cometeu', ao anunciar que está deixando a legenda.

"Ele [Maia] está sendo péssimo perdedor e está saindo menor do que entrou. Deixou o poder subir à cabeça", afirmou ACM Neto. "Na verdade, ele sempre teve um candidato a presidente da Câmara, que era ele mesmo, Rodrigo Maia", afirmou o presidente nacional do DEM.

A janela partidária, que permite a troca de partido sem que se corra o risco de perder a legenda, só será aberta em 2021. Até lá, a tendência é Maia pedir a desfiliação do DEM e ficar sem partido, segundo o blog de Julia Duailibi.

Emocionado, Rodrigo Maia se despede: 'As brigas passaram'

Vídeos: Tudo sobre São Paulo e Região Metropolitana

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023