Calendario IPVA 2024

Prefeitura de Franca libera reabertura de indústrias a partir de 13 de abril

Por Redação em 07/04/2020 às 18:04:21

Decreto de calamidade impõe regras para funcionamento das fábricas. Comércio segue fechado até 22 de abril. Indústria de Franca aposta na exportação para driblar crise no mercado interno

Sebastião Moreira/Estadão Conteúdo

A Prefeitura de Franca (SP) informou nesta terça-feira (7) que as indústrias da cidade poderão retomar o funcionamento a partir de 13 de abril, após o feriado da Páscoa. Um decreto publicado em versão extraordinária do Diário Oficial instituiu o estado de calamidade pública por conta do novo coronavírus e definiu as regras para a reabertura (veja abaixo).

Já o comércio segue com funcionamento suspenso até 22 de abril conforme a quarentena determinada pelo governo do estado de São Paulo. A prefeitura recebeu da Associação do Comércio e Indústria de Franca (Acif) um plano de trabalho para propor medidas de segurança e a reabertura das lojas.

"O documento será apresentado pelo prefeito Gilson de Souza ao governo de SP na tentativa de encontrar alguma flexibilização para o comércio francano voltar a funcionar antes", informou a prefeitura, em nota.

Regras para indústrias funcionarem

Indústrias com até 50 funcionários deverão adotar turnos de trabalho, de modo a evitar aglomeração, oferecer álcool em gel para a higienização das mãos, antebraços e braços. Realizar a limpeza sistemática dos postos de trabalho, determinar o afastamento de pessoas de grupos de risco (idosos acima de 60 anos, gestantes, hipertensos, diabéticos, pessoas com sintomas de gripe e outros).

Indústrias com quadro superior a 50 funcionários, para que possam reabrir, precisarão apresentar um plano de trabalho atestado por um médico com ações de segurança e cuidados com a saúde dos funcionários (como a medição da temperatura corporal).

A prefeitura informou que o decreto vai recomendar que sindicatos dos trabalhadores acompanhem o cumprimento das medidas e das orientações de autoridades em saúde, como o Ministério da Saúde a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Veja mais notícias da região no G1 Ribeirão Preto e Franca

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania