Calendario IPVA 2024

Audiência da Vale com governo de MG termina sem acordo sobre Brumadinho

Por Redação em 21/01/2021 às 18:56:43
Secretário-geral do governo mineiro disse que a empresa agiu como se estivesse em um leilão. Mineradora tem uma semana para apresentar uma nova proposta de valor para as indenizações. Parentes de vítimas de Brumadinho fazem homenagens neste sábado

Avabrum/Divulgação

Terminou sem acordo a audiência de conciliação realizada na tarde desta quinta-feira (21) entre a Vale e o governo de Minas Gerais, no Tribunal de Justiça do Estado, para definir a indenização relativa às perdas causadas pela tragédia de Brumadinho, que completa dois anos na segunda-feira (25).

De acordo com o secretário-geral do governo, Mateus Simões, a partir do dia 1º de fevereiro o caso volta para a primeira instância para ser sentenciado pelo juiz Elton Pupo Nogueira. A Vale recebeu, no entanto, uma semana de prazo para apresentar uma nova proposta de valor para as indenizações.

O governo de Minas Gerais tentava negociar um valor de R$ 54 bilhões, que inclui indenizações por danos econômicos e morais. A empresa falava em um valor da ordem de R$ 21 bilhões.

Simões, que participou da audiência, disse a jornalistas que a empresa agiu como se estivesse em um leilão. “Não vamos nos lançar num leilão para definir o valor desse acordo. Os projetos que foram apresentados somam um valor que é o mínimo necessário para garantir a recomposição dos danos gravíssimos que foram causados à população atingida”.

“Discutir valores como se estivéssemos efetivamente dando lances não vai ser aceito pelo Estado e nem pelas instituições de direito. E é por isso que neste momento encerramos a possibilidade de audiências”, acrescentou.

O secretário afirmou que o governo aguarda uma última manifestação da Vale “na direção de um número efetivamente capaz de indenizar o Estado de Minas Gerais e a população da área atingida”.

Vídeos: Últimas notícias de Economia

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023