Calendario IPVA 2024

'Tinha muitos planos pro Enem, mas não sei se vou conseguir', diz aluno de favela de BH que sofre com ansiedade e falta de internet

Por Redação em 14/01/2021 às 05:49:42
As provas estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro. Nesta semana, o G1 traz uma série de reportagens sobre os desafios enfrentados por candidatos da periferia de Belo Horizonte. Davidson Junio se sente mal preparado para fazer o Enem

Davidson Junio/Arquivo pessoal

Em maio de 2020, Davidson Junio, de 25 anos, dedicava quatro horas diárias de estudo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Morador do Morro do Papagaio, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, ele contava com um cursinho popular e tentava se adaptar às aulas on-line, com a então recente crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Mas, oito meses depois, ele vê o sonho de ser o primeiro da família a entrar em uma faculdade ficar cada vez mais distante.

“Eu tenho muita dificuldade de acompanhar as aulas direto porque a internet lá em casa é ruim, cai muito. Eu ainda trabalho de porteiro. Chego em casa muito cansado. Aula on-line para gente que é de periferia ficou muito ruim. Mas eu estou tentando. Estou me empenhando. É a luta, né?”, disse ele, que pretende fazer um curso na área de tecnologia de informação.

As provas do Enem estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro. Nesta semana, o G1 traz uma série de reportagens sobre os desafios enfrentados por candidatos da periferia de Belo Horizonte.

Estudantes relatam dificuldades no estudo em ano atípico

Justiça nega pedido para adiar o Enem 2020

Portões abrirão mais cedo para evitar aglomeração, diz Inep

Locais de prova: saiba como consultar onde você fará o Enem 2020

Crises de ansiedade

Além de se sentir mal preparado, Davidson tem medo de entrar em uma sala fechada com vários candidatos por causa da Covid-19. A pandemia o deixou com crises de ansiedade.

“Eu era um menino tão ativo. Um menino que não tinha nada. Tenho medo de contrair um vírus, matar pai e mãe. Pra mim o Enem tinha que ser adiado, mas eu vou fazer. Eu tenho que fazer”, disse ele.

Davidson mora com duas irmãs e com dois sobrinhos de 11 e 13 anos de idade. Ninguém da sua família ficou doente, mas o medo, o cansaço e a falta de estrutura têm paralisado sua vontade de melhorar de vida.

“Mexer com TI é meu sonho, né? Eu tinha muitos planos pra esse Enem, mas pelo jeito não sei se vou conseguir tirar a nota que pretendo”, desabafou.

Os vídeos mais vistos no G1 Minas:

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania