Calendario IPVA 2024

Ação da Prefeitura de SP dispersa 6.700 pessoas de eventos clandestinos entre Natal e Ano Novo

Por Redação em 03/01/2021 às 17:38:41

Prevendo aglomerações, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA) e do Governo do Estado, realizou uma força-tarefa para interditar estabelecimentos entre os dias 1 e 2 de janeiro. O intuito foi evitar mais casos de Covid-19 na cidade. A “Operação Conjunta de Fiscalização de Festas Clandestinas” começou nos dias 25 e 26 de dezembro e, nos primeiros dias do ano, interditou quatro estabelecimentos e dispersou de forma pacífica mais de 595 pessoas que estavam nesses locais. Segundo divulgado pela assessoria de imprensa da prefeitura, nas duas últimas semanas, 52 estabelecimentos comerciais foram denunciados por não cumprirem as recomendações de biossegurança, já que São Paulo voltou a Fase Vermelha. Nesse período, foram interditados 11 estabelecimentos e, com isso, 6.700 pessoas foram retiradas de aglomerações nas últimas semanas.

Somente nos dias 1 e 2 de janeiro, a fiscalização esteve em 33 estabelecimentos comerciais, sendo que de sexta-feira para sábado, três locais foram interditados e juntos eles somavam cerca de 445 pessoas. De acordo com a prefeitura, todas as interdições foram feitas de forma tranquila e não houve nenhum tipo de resistência. No Natal, houve mais festas e eventos clandestinos que no Ano Novo, tanto que nos dias 25 e 26 foram dispersadas 6.000 pessoas que estavam concentradas em quatro bares, três casas de shows e um pancadão na região de Cidade Tiradentes.

Toda essa operação contou com cerca de 190 agentes e envolveu profissionais da Vigilância em Saúde (COVISA) do Município e do Estado de São Paulo, da Guarda Civil Metropolitana (GCM), das subprefeituras e da Polícia Militar (PM). Os donos dos estabelecimentos interditados e os organizadores dos eventos vão responder administrativamente, mas também poderão responder criminalmente por não cumprir as medidas do Plano SP. A multa é R$ 9.231,65 e ela é aplicada a cada 250m². Vale ressaltar que essa força-tafera dos feriados acabou, mas a fiscalização continua, pois a cidade segue na Fase Vermelha e apenas os serviços essenciais devem funcionar nesse período.

Fonte: JP

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023