Calendario IPVA 2024

Bombeiros que atuaram no combate aos incêndios no Pantanal de MT são homenageados

Por Redação em 09/12/2020 às 13:56:30
Profissionais foram homenageados

Divulgação

Bombeiros, voluntários guardas-parques e brigadistas que atuaram no combate aos incêndios no Pantanal receberam uma homenagem do Sesc Pantanal, na última sexta-feira (4). Foram feitos desenhos e cartas de agradecimento que partiu de crianças e familiares desses protetores da natureza.

Patrimônio natural da humanidade, o Pantanal perdeu mais de 4 milhões de hectares em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sendo 29% da área total. Um número recorde que causou preocupação.

Foram dias, noites e madrugadas de muito trabalho em que homens e mulheres encararam a força do fogo longe da família e de quem se ama.

Bombeiros e brigadistas receberam homenagem

Divulgação

Helena Amorim que é filha de um guarda-parque ficou em casa e o sentimento era uma mistura de saudade, preocupação e orgulho.

“Foi muito difícil ficar longe dele porque a saudade era muito grande. A vontade de ver era maior ainda e quando ele chegou em casa foi gratificante ver ele entrando na porta. Eu dei um abraço nele. Ele é meu herói, sem ele eu não estaria aqui e eu amo ele de mais”, afirma.

O guarda-parque do Sesc Pantanal, Alessandro Amorim, disse que espera que nos próximos anos as homenagens sejam feitas com coisas boas.

“A homenagem foi maravilhosa, foi emocionante. Espero que ano que vem a gente tenha uma outra homenagem, mas sem ser de fogo, que seja de coisas boas, chorar de alegria”, afirma.

Evento teve música

Divulgação

Comovidas com as tragédias e com o trabalho árduo de todos no combate às chamas, as crianças expressaram esse sentimento por meio de desenhos e cartas em homenagem aos heróis do fogo.

Para vencer essa guerra contra as chamas, os bombeiros receberam apoio dentro e fora do Pantanal. Foi necessário tecnologia e estratégias para combater o avanço do fogo.

O capitão e tenente, Monzaldo Souza, da Marinha - Fluvial de Mato Grosso, conta como foi receber essa homenagem para a Marinha do Brasil.

“É um prazer muito grande estar aqui recebendo essa homenagem para a Marinha do Brasil, essa bela homenagem, emocionante homenagem que foi prestada aos heróis do fogo que contribuíram tanto para salvar esse importante bioma brasileiro que é Pantanal”, afirma

Para o coordenador do Centro Integrado de Monitoramento Ambiental (CIMAM), coronel Dércio Silva, o reconhecimento da comunidade nesses 100 dias de combate ao fogo foi muito importante.

“Para nós combatentes florestais que estivemos por quase 100 dias no Pantanal combatendo os incêndios, é muito importante o reconhecimento da comunidade escolar, mas também, de toda a sociedade que esteve engajada no enfrentamento dos incêndios florestais", afirma.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023