Calendario IPVA 2024

Trump ameaça deixar Nova York fora de primeiros lotes de vacina; entenda

Por Redação em 14/11/2020 às 17:05:39

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta sexta-feira não distribuir os primeiros lotes da futura vacina contra Covid-19 para Nova York por desavenças com o governo do estado, o democrata Andrew Cuomo, que tem sido um dos maiores críticos do tratamento dado à pandemia pelo republicano. "O governador Cuomo terá que nos dizer quando estiver pronto porque, caso contrário, não poderemos entregar (a vacina) a um estado que não a entregará imediatamente ao seu povo", declarou Trump em um discurso na Casa Branca.

Segundo o presidente, Cuomo não confia de onde vem a imunização. "Vem das maiores empresas do mundo, dos maiores laboratórios do mundo, mas ele não confia no fato de que é a Casa Branca, deste governo, então não vamos dá-la a Nova York até que tenhamos autorização para fazê-lo, e me custa dizer isso", afirmou. Pouco tempo depois, o próprio governador de Nova York respondeu em uma declaração à emissora de televisão "MSNBC", dizendo que Trump estava mentindo. "Tenho sido um adversário declarado de muitas das políticas do Trump nos últimos quatro anos", admitiu Cuomo, que lembrou que o republicano perdeu a eleição em seu estado por uma ampla margem e está sendo investigado em Nova York por fraude fiscal.

Pouco depois do discurso de Trump, a procuradora-geral de Nova York, Letitia James, avisou ao presidente que o processará se a futura vacina não for enviada ao estado assim que estiver disponível. "Isto nada mais é do que o comportamento vingativo de um presidente de saída tentando se vingar daqueles que se opõem a sua política", denunciou a procuradora-geral. Foi o primeiro discurso de Trump em oito dias e vem após projeções da mídia apontarem uma derrota para o democrata Joe Biden nas eleições presidenciais. Em seu pronunciamento, o republicano tentou capitalizar o progresso contra uma vacina contra a Covid-19 e não fez qualquer menção aos resultados das urnas.

Leia também

Governo dos EUA dá 15 dias de prazo para TikTok vender operações no país

Joe Biden vence Donald Trump por 306 a 232 delegados

Em discurso, Trump diz que pode não estar na presidência no futuro

*Com informações da Agência EFE

Fonte: JP

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023