Calendario IPVA 2024

WhatsApp entra com ação contra empresas de envio de mensagens em massa

Por Redação em 13/11/2020 às 11:45:35
Plataforma diz que prática fere termos de serviço do aplicativo. O WhatsApp anunciou nesta sexta-feira (13) que entrou com ações contra as empresas VB Marketing e Autland por envio de mensagens em massa, o que, segundo a plataforma, não é permito pelos termos de serviço do aplicativo.

TSE recebe mil denúncias sobre disparo em massa em um mês; WhatsApp exclui 256 contas

Segundo o WhatsApp, a Justiça decidiu que as empresas estão proibidas de "desenvolver, distribuir, promover, operar, vender e ofertar serviços de envio de mensagens em massa pelo WhatsApp" em um prazo de 24 horas.

Caso a decisão não seja cumprida, há multa diária de R$ 50 mil.

O G1 tenta contato com as empresas VB Marketing e Autland.

WhatsApp nas eleições

A atuação jurídica do WhatsApp contra empresas de disparo de mensagens em massa faz parte da estratégia da empresa durante o período eleitoral. Veja algumas ações:

mensagens frequentemente encaminhadas possuem um ícone de lupa, que leva a uma busca no Google;

chatbot (software automatizado de respostas) em parceria com o TSE tira dúvidas sobre a votação. O eleitor deve adicionar o número: +55 61 9637-1078 na lista de contatos ou acessar o serviço pelo link: wa.me/556196371078;

stickers/figurinhas sobre a temática eleitoral para utilização no aplicativo;

mensagens enviadas em massa e utilização de robôs para automatizar disparos são proibidos no aplicativo (há um formulário para realizar denúncias de disparos em massa).

Além disso, o WhatsApp afirma que tem restringido o compartilhamento de conteúdos. Desde abril, quando limitou o encaminhamento de mensagens, a plataforma diz que houve redução de 70% no número de mensagens frequentemente encaminhadas pelo aplicativo.

Esta reportagem está em atualização.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania