Calendario IPVA 2024

Após suspensão na quarentena, carreta para exames de câncer visita bairros de Piracicaba

Por Redação em 09/11/2020 às 10:45:25
Serviço tinha sido suspenso durante a fase mais restritiva da quarentena contra o coronavírus. Moradores podem fazer exames de câncer de mama, boca, pele e colo de útero no Parque 1º de Maio. A carreta da Fundação Ilumina, para exames de prevenção ao câncer, voltou a atender os bairros de Piracicaba (SP). O serviço tinha sido suspenso durante a fase mais restritiva da quarentena contra o coronavírus.

Durante todo o mês de novembro, a carreta fica estacionada no Varejão do Parque 1º de Maio, localizado na Rua Leogildo Salvagni, onde já estava instalada antes das restrições determinadas com a pandemia.

Carreta Ilumina está instalada no varejão do Parque 1º de Maio até o fim de novembro

Júlia Heloisa Silva/G1

No local, são feitos atendimentos de prevenção ao câncer de mama, boca, pele e colo de útero. Os interessados em realizar os exames gratuitos na Carreta Ilumina podem consultar os requisitos no telefone (19) 3429-8860.

Caso o exame seja agendado, é necessário que o paciente leve o RG, o CPF, a carteirinha do SUS e um comprovante de residência. Após novembro, a carreta segue para o bairro Piracicamirim, em local ainda não definido.

50 mil diagnósticos perdidos

Com as orientações de permanecer em casa durante a pandemia, de acordo com a médica Adriana Brasil, idealizadora e presidente do Conselho Administrativo do Ilumina, as sociedades médicas relacionadas à oncologia constataram que cerca de 50 mil casos de câncer deixaram de ser detectados no Brasil durante a pandemia.

Carreta Ilumina realiza exames de prevenção ao câncer de mama, boca, pele e colo de útero

Júlia Heloisa Silva/G1

"Os programas de prevenção ao câncer foram interrompidos e as pessoas, até mesmo as com sintomas, não iam aos hospitais com medo de contrair a Covid-19", contou a médica.

Adriana explica que o Hospital Ilumina não parou suas atividades durante o isolamento. Apenas a Carreta Ilumina, por ordem do governo, deixou de ficar instalada nos bairros, mas continuou atendendo no estacionamento do hospital com todos os cuidados de prevenção.

"Nossa função agora é de trazer consciência à população para que retornem aos exames, principalmente os que apresentam sintomas", informou Adriana.

Ao todo, a carreta passará por 10 regiões de Piracicaba. Até o momento, já passou por cinco, onde foram examinadas, nos anos de 2019 e 2020, cerca de 6,5 mil pessoas. Dessas, 140 foram diagnosticadas com câncer de mama, boca ou pele.

"A prevenção do câncer é tão importante quanto a prevenção do Covid-19 e, para uma cura com pouca mutilação, é preciso fazer um diagnóstico antecipado, gerando um impacto na saúde e um impacto social", constatou a médica.

Veja mais notícias da região no G1 Piracicaba.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania