Calendario IPVA 2024

Maia acusa Campos Neto de vazar conversa particular à imprensa

Por Redação em 29/10/2020 às 10:00:38

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) acusou publicamente o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, de vazar uma conversa particular após divulgação na imprensa de que os dois se reuniram nesta quarta-feira, 28, para discutir o destravamento da agenda de reformas. "A atitude do presidente do Banco Central de ter vazado para a imprensa uma conversa particular que tivemos ontem não está à altura de um presidente de Banco de um país sério", escreveu o parlamentar no Twitter na manhã desta quinta-feira, 29. Segundo informações, Campos Neto procurou Maia preocupado com os efeitos que os embates políticos e a demora para aprovação das reformas infligem no mercado financeiro. Na última terça-feira, 27, Maia afirmou que o governo não tem interesse em votar medidas provisórias e que ele não é o responsável pela morosidade no debate. "Não sou eu que estou obstruindo [as votações], é a base do governo", afirmou à jornalistas.

Ao divulgar a manutenção da Selic em 2% ano ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, afirmou que a permanência da taxa básica de juros da economia brasileira ao patamar mais baixo da história depende também da manutenção da agenda de reformas do Ministério ."[…] questionamentos sobre a continuidade das reformas e alterações de caráter permanente no processo de ajuste das contas públicas podem elevar a taxa de juros estrutural da economia", informaram os economista.

Segundo o presidente. a própria base de apoio do governo de Bolsonaro está tumultuando a agenda reformista. "Eu espero que, quando nós tivermos que votar aPEC emergencial, areforma tributária, o governo tenha mais interesse e a própria base tire a obstrução da pauta da Câmara", disse Maia, que afirmou que a reforma tributária já está incluída na pauta da Casa. "Agora, quando também tiver uma medida provisória importante que vá vencer, talvez outros façam obstrução para que o governo entenda que a Câmara precisa trabalhar", ameaçou.

Leia também

Salles se defende após ofensa a Rodrigo Maia: 'Alguém se utilizou indevidamente da minha conta'

Governadores se reunirão com Maia e Alcolumbre para discutir compra da vacina

Ricardo Salles chama Rodrigo Maia de 'Nhonho' ao ser criticado nas redes sociais

Nas últimas semanas, os partidos do chamado Centrão têm obstruído as votações como forma de buscar uma solução para o impasse envolvendo a escolha do presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), uma das mais importantes do Legislativo. O grupo capitaneado pelo deputado federal Arthur Lira (PP-AL), importante aliado do Palácio do Planalto, tenta emplacar o nome da deputada Flávia Arruda (PL-DF), enquanto a ala ligada ao presidente da Câmara cobra o cumprimento de um acordo que prevê a indicação de Elmar Nascimento (DEM-BA) para a presidência do colegiado. Em resposta à Maia, o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), afirmou que a manobra não traz danos ao governo. "Não temos tido prejuízo na votação das matérias. As MPs [medidas provisórias] têm bastante prazo para caducar e aguardamos o acordo para votar o projeto da cabotagem. Por enquanto, há divergência entre a própria base do governo. As emergências vão se tornando mais emergentes quando o prazo começa a se esgotar, o que torna a pressão por acordo ainda mais relevante. Mas acredito que rapidamente conseguiremos votar tudo o que interessa ao governo", disse à Jovem Pan.

 

Fonte: JP

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023