Calendario IPVA 2024

Eleições 2020: veja situação dos mais de 500 candidatos ao Legislativo de Uberaba após registro da candidatura

Por Redação em 23/10/2020 às 18:00:36
O G1 fez levantamento nesta sexta (23) no site do TSE, onde constam indeferidos, renúncias e os que aguardam julgamento. DivulgaCand

Tribunal Superior Eleitoral/Reprodução

Dos 503 pré-candidatos a vereadores em Uberaba nas eleições de 2020, 467 tiveram o pedido de candidatura aprovado até nesta sexta-feira (23), às 16h, a menos de um mês para a votação que ocorre dia 15 de novembro. Dos outros 36 nomes registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 12 desistiram de postular o cargo neste pleito. O que corresponde a 2,4% de renúncia.

O levantamento foi realizado pelo G1 até às 16h desta sexta no site de divulgação das candidaturas das eleições de 2020 do TSE.

Os outros 12 tiveram a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral, o que representa 2,4%. Já 12 nomes ainda aguardam julgamento sobre a regularidade da candidatura. Dentre os que ainda aguardam sentença está Dr. Fahim (Cidadania), ex-secretário de Saúde de Uberaba, e que ele foi detido em 2017 durante a Operação "Aurélio" contra desvio de verbas públicas.

Confira quem teve registro indeferido, renunciou à candidatura ou ainda aguarda decisão da Justiça Eleitoral.

Registros indeferidos

O PTB, PSDB, MDB e Avante são os partidos com maior número de registros de candidaturas à Câmara de Uberaba indeferidos: dois pré-candidatos de cada sigla não foram aceitos pela Justiça Eleitoral. O Patriota, PMN, PTB e Podemos tiveram um nome barrado, cada um.

Algumas decisões ainda cabem recurso, outras já transitaram em julgado, que é quando não é permito mais recorrer da decisão.

Veja os registros indeferidos (por ordem alfabética do nome de urna) e motivos apresentados pelo TSE até às 16h desta sexta-feira:

Carlos Soares O Fruto de rua (PTB): Ausência de requisito de registro e barrado pela Lei Ficha Limpa. Conforme o TSE, ele não apresentou toda a documentação exigida pela legislação eleitoral para o registro de candidatura.

Celinho da Farmácia (PSDB) - indeferido com recurso: Indeferido pela Lei Ficha Limpa e ausência de requisito de registro. Segundo a Justiça Eleitoral, o candidato tem anotação de inelegibilidade no histórico no Cadastro Nacional de Eleitores e não comprovou todos os requisitos exigidos para o registro de candidatura. Ele recorreu e o processo está sendo analisado em segunda instância.

Claudeir (MDB): Ausência de requisito de registro. De acordo com o TSE, ele não apresentou toda documentação necessária, além de ter impedimento por multas eleitorais.

Ezio Ezinho (Patriota): Ausência de requisito de registro. Segundo a Justiça, ele não apresentou certidão criminal.

Haylla Rodrigues (PMN): Ausência de requisito de registro. Ela recorreu.

Juliano Serralheiro (PTB): Barrado pela Lei Ficha Limpa. Segundo a Justiça Eleitoral, o candidato tem anotação de inelegibilidade no histórico no Cadastro Nacional de Eleitores

Marta Brito (Avante): Ausência de requisito de registro. Não apresentou toda a documentação exigida pela legislação eleitoral para o registro de candidatura.

Mauro Jr China (Podemos): Ausência de requisito de registro. Conforme o TSE, a inscrição eleitoral do candidato encontra-se cancelada em razão de ausência à revisão do eleitorado.

Maxwell Rei Momo (Avante): Ausência de requisito de registro. Não apresentou toda a documentação exigida pela legislação eleitoral para o registro de candidatura.

Osmar Enfermeiro Mão Amiga (PSDB) - indeferido com recurso: Ausência de requisito de registro. O candidato teve as contas de campanha das eleições 2016 julgadas como não prestadas. Ele recorreu e o processo está sendo analisado em segunda instância.

Robinho (MDB): Ausência de requisito de registro. As contas relativas à disputa eleitoral de 2016, para o cargo de vereador, foram julgadas não prestadas.

Rogério Laurentino (Avante): Ausência de requisito de registro. Indeferido por ausência de documentos obrigatórios.

Renúncias

O PSDB é o partido com maior número de desistência de candidatura à Câmara de Uberlaba, sendo que quatr pessoas renunciaram. O Solidariedade teve dois nomes cancelados a pedido do pré-candidato. Já MDB, o PDT, o PTB, o Avante e o DEM tiveram uma renúncia em cada.

Veja as renúncias (por ordem alfabética) registradas no site do TSE até às 16h desta sexta-feira:

Admilson do Santa Maria (PSDB)

Bispo Rodrigo Christian (PSDB)

Daniela Severo (Solidariedade)

Gilmar Marques (PSDB)

João do Ceasa (MDB)

José Carlos (Solidariedade)

Lawrence Borges (PDT)

Marcos Batista (PTB)

Maria Porfirio (PSDB)

Marília Juliana (Avante)

Nando do Rio de Janeiro (Solidariedade)

Vangela Sousa (DEM)

Aguardando decisão

O Cidadania é o partido com maior número de registros de candidatura à Câmara de Uberaba aguardando aprovação da Justiça Eleitoral, quatro nomes nessa situação. O PSC tem dois pré-candidatos esperando a sentença. Já o DEM, o PSDB, o PTB, o Solidariedade, o PDT e o PT têm, cada partido, um pré-candidato aguardando decisão.

Veja as os registros que ainda aguardam decisão da Justiça Eleitoral (por ordem alfabética) até às 16h desta sexta-feira:

Ana Cristina (Cidadania)

Dr. Fahim (Cidadania)

Helenir Oliveira (DEM)

Jair Junior (PSDB)

Jair Pereira Fiscal do Povo (PTB)

Jessica Ciabotti (PSC)

Leandra Se Liga (Cidadania)

Lucinei Camilo (PSC)

Marcelo Campos (Solidariedade)

Oscarina (Cidadania)

Pé de Ferro (PDT)

Professor Carlos Té (PT)

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023