Calendario IPVA 2024

28 de setembro, segunda-feira

Por Redação em 28/09/2020 às 04:00:47
Bom dia! Aqui estão os principais assuntos para você começar o dia bem-informado. Primeiro fim de semana da primavera é de calor e aglomerações. Governo deve apresentar proposta de reforma tributária com novo imposto. Ministro da Educação volta a se pronunciar após declaração ofensiva. O Assunto de hoje aborda a LGBTIfobia. Barracos nas regiões nobres do Rio e de São Paulo vão parar na internet. Novo documento acirra disputa pelos bens de Gugu Liberato. Levantamento inédito mostra que 7 em cada 10 homicídios ficam sem solução no país. Brasil se aproxima de 142 mil mortes por Covid; entramos na fábrica da Coronavac. Concursos públicos oferecem mais de 7 mil vagas no país. E o conturbado jogo entre Palmeiras e Flamengo acontece.

Primavera, calor e aglomeração

Praia do Leblon cheia neste domingo (27)

Reprodução/GloboNews

O primeiro domingo da primavera foi de sol forte, aglomerações em locais públicos e desrespeito às normas de distanciamento. Em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, os termômetros bateram recordes, atingindo 39,2°C e 34,9°C, respectivamente. Com o calor intenso, praias e parques ficaram lotados.

A previsão para esta segunda-feira é de mais calor. Na capital paulista, por exemplo, a expectativa é de que os termômetros possam chegar a 35°C durante a tarde. Saiba a previsão do tempo na sua cidade.

Reforma tributária

Após semanas de negociações, o governo federal apresenta hoje ao Congresso um novo bloco de propostas da reforma tributária, incluindo a criação de um novo imposto nos moldes da antiga CPMF, de acordo com a colunista Ana Flor. Pela manhã, o presidente Jair Bolsonaro deve se reunir com líderes do governo para discutir os detalhes finais do texto.

Ana Flor analisa estratégia do governo para articular a Reforma Tributária

Milton Ribeiro volta a se pronunciar

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, voltou a se pronunciar depois de afirmar, em entrevista ao jornal "O Estado de S.Paulo", que gays vêm de "famílias desajustadas". Durante visita a Londrina, no norte do Paraná, Ribeiro disse ter suas "convicções" como pastor, mas que é "ministro de todos".

"Naturalmente eu tenho minha liberdade também de opinião e ali eu estava me referindo não propriamente aos adolescentes, mas às crianças. Eu respeito muito as opções como ministro de estado. Como pastor eu tenho minhas próprias convicções, mas, como ministro de estado, eu sou ministro de todos."

Por conta da primeira declaração, a Procuradoria-Geral da República pediu ao Supremo Tribunal Federal a abertura de inquérito para investigar se o ministro cometeu possível crime de homofobia.

???? O Assunto

A LGBTIfobia é o tema do podcast O Assunto desta segunda. Quando o Supremo equiparou comportamentos homofóbicos e transfóbicos ao crime de racismo, esperava-se que a decisão da mais alta corte do país pudesse alterar o quadro de preconceito e violência, mas, na prática, pouca coisa mudou.

O episódio de hoje traz o depoimento de Felipe Alves, alvo de homofobia no próprio condomínio onde vive, e entrevista com Symmy Larrat, presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT).

Barraco na área nobre

'Você está falando com alguém que tem berço', diz homem para médico em restaurante de SP

A facilidade com que um vídeo pode viralizar nas redes sociais não é novidade. No último fim de semana, isso foi novamente comprovado com dois casos flagrados em regiões nobres do Rio e de São Paulo.

No Leblon, Zona Sul da capital fluminense, a cliente de um restaurante se incomodou com duas mulheres de biquíni em um carro conversível e acertou uma delas com uma garrafa de água. Sheila Mack, alvo do objeto, saiu do automóvel e revidou.

Já no Jardins, em SP, outro barraco. Clientes discutiram e trocaram intimidações; enquanto um lado dizia que conhecia um delegado, o outro respondia que era "alguém de berço". Toda a cena foi gravada e publicada na internet.

Para o psicanalista Francisco Daudt da Veiga, a pandemia, a polarização política e o ambiente das redes sociais deixaram as pessoas com os nervos a flor da pele: "Isso está acontecendo com todo mundo". Ele pede paciência por um "bom convívio social".

Disputa pela herança de Gugu

Um documento que estava nos EUA e foi apresentado nesta semana para a Justiça brasileira pode abrir um novo capítulo na disputa pela herança de Gugu Liberato, morto em novembro de 2019. Nele, o apresentador afirma, em tradução para o português, que Rose Miriam, mãe dos seus filhos e que não foi contemplada no testamento, é sua "companheira de muitos anos".

Os advogados que representam os filhos e os sobrinhos de Gugu declararam que as alegações "não passam de fanfarronices que visam, exclusivamente, induzir a erro a opinião pública que desconhece o processo".

Caso Gugu: novo documento põe fogo na disputa pela herança milionária do apresentador

Mortes sem solução

Um levantamento inédito do Instituto da Paz com dados de 10 estados e do Distrito Federal mostra que 70% dos homicídios não são solucionados e os culpados seguem impunes. O relatório se refere aos crimes de 2017.

Para o levantamento, homicídio esclarecido é quando a polícia chega a pelo menos 1 suspeito e ele é denunciado pelo Ministério Público até o fim do ano seguinte ao crime.

Mas existem exemplos de eficiência. O Fantástico acompanhou o trabalho da polícia do Distrito Federal, onde 92% dos casos de homicídios são esclarecidos em um prazo de até 2 anos. O tamanho da população em relação aos outros estados e a pequena quantidade de crimes também ajudam a explicar o índice tão alto de solução, diferente do que se vê no restante do país.

Levantamento inédito: sete em cada dez homicídios no Brasil ficam sem solução

Pandemia avança no país

O Brasil registra 141.776 mortes e 4.731.915 casos confirmados de Covid-19, aponta balanço do consórcio de veículos de imprensa. A média móvel de novos óbitos nos últimos 7 dias foi de 697, uma variação de -5% em relação aos dados registrados em 14 dias.

MÉDIA MÓVEL: veja como estão os casos e mortes no seu estado

Bastidores da Coronavac

O Fantástico entrou na fábrica de vacinas da Sinovac, na China, e obteve, com exclusividade na televisão brasileira, imagens da produtora de uma das principais apostas do Brasil contra a Covid-19, a Coronavac.

Principal executivo da empresa, Weidong Yin acompanhou a visita e afirmou que não sabe dizer quanto da produção da vacina experimental ficará na China e quanto será exportado. "Mas vamos nos esforçar ao máximo para atender os países onde estamos fazendo testes clínicos", completou.

Assista à reportagem em vídeo:

Exclusivo: Fantástico entra na fábrica da Coronavac, na China; Veja imagens

Oportunidade de emprego

Pelo menos 100 concursos públicos estão com inscrições abertas no país, reunindo mais de 7 mil vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Na prefeitura de Piranga, em Minas Gerais, o salário chega a R$ 16,8 mil.

Veja aqui a lista completa de concursos

Auxílio emergencial

A Caixa Econômica Federal paga hoje mais uma parcela de R$ 300 do Auxílio Emergencial para 9,4 milhões de pessoas. Confira aqui quem recebe o pagamento nesta segunda.

Brasileirão

Após polêmicas e batalha nos bastidores, Palmeiras e Flamengo se enfrentaram em São Paulo e ficaram no empate em 1 x 1. A partida, que quase não aconteceu por conta do surto de Covid-19 no elenco do clube carioca, só foi confirmada 10 minutos antes do horário previsto para seu início.

A equipe alviverde é a única invicta na competição, mas acumula 7 empates até aqui em 11 jogos e continua na 4ª colocação, com 19 pontos. O Flamengo aparece em 6°, com 18 pontos. O Atlético-MG, que venceu o Grêmio em casa no sábado, lidera, com 24 pontos.

Veja a classificação, jogos e artilheiros do Brasileirão

Gols do Fantástico: Flamengo e Palmeiras ficam no empate em jogo com disputa judicial

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023