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Motorista de Mogi relata dificuldade para realizar serviço no portal do Detran e efetivar contratação em empresa

Por Redação em 12/08/2020 às 19:43:11

Durante a pandemia, departamento tem disponibilizado serviços de forma on-line, mas muitos usuários estão encontrando dificuldades e procurando despachantes. Motoristas reclamam de dificuldades para resolver problemas em serviços on-line do Detran

Neste período de pandemia, muitas pessoas no Alto Tietê estão com dificuldades para acessar os serviços on-line do Detran. Em muitos casos, é preciso procurar despachantes para que resolvam as pendências, mas alguns deles não conseguem solucionar o problema nem mesmo com o despachante.

Após seis meses desempregado, Carlos Henrique Alves de Melo conseguiu um trabalho como motorista em uma transportadora de Mogi das Cruzes. Para efetivar a contratação, ele precisa do histórico da carteira de habilitação, mas está com dificuldades para conseguir o documento pelo site do Detran.

"Lá eles pedem um Renavam e a placa do veículo para eu poder cadastrar no Detran, mas eu não tenho nem a placa, nem o veículo, porque não tenho no meu nome. Não tendo isso, eu não consigo fazer o cadastro e tirar o histórico da minha habilitação".

Por conta da pandemia, as agências do Detran estão fechadas, e a única forma de ter acesso aos serviços é pela internet. Ele conta que precisa apenas desse documento para ter a contratação efetivada.

"No site a gente não acha telefone. Mas já tentei por e-mail. Eles falam que demora de 15 a 30 dias para se ter uma resposta. Já tentei no despachante, já fui no sindicato dos rodoviários para ver se alguém me ajuda, e não tem respaldo nenhum. Eu não consigo nenhuma resposta".

Motorista encontrou dificuldades para realizar serviços pelo portal do Detran

Reprodução/TV Diário

Com as agências fechadas, muitas pessoas estão com dificuldades para usar os serviços on-line. Em um escritório de despachantes em Mogi, a procura pelos serviços cresceu muito durante a pandemia.

"Os processos pré-pandemia eram um pouco mais simples. Com a pandemia, surgiu o fechamento do Detran, que disponibilizou um portal que tem dado muito problema. Com isso, o pessoal nos procura tanto para a parte de licenciamento, como para transferência, primeiro emplacamento. Ficou um processo mais demorado, por conta da demora na análise dos documentos. O Detran também teve uma redução do pessoal que está trabalhando lá e na jornada de trabalho. Ficou um trabalho muito mais demorado para eles lá dentro", explica Fernando Seara Pereira, diretor do escritório.

De acordo com o Detran, os atendimentos presenciais estão suspensos por tempo indeterminado. Mas o cidadão pode realizar vários serviços pelo site do departamento.

"O Detran de São Paulo tem trabalhado muito para que os serviços digitais facilitem a vida das pessoas. No portal, temos 64 serviços à disposição da população. Dizer também que algumas dúvidas ficam para o cidadão no que diz respeito aos acessos, à usabilidade. Hoje, tem uma dúvida desse cidadão que teve dificuldade de entrar no portal para verificar seus dados com relação ao seu prontuário. Ele entrando pelo portal, consegue perfeitamente ter acesso à certidão de prontuário, e lá ele vai ter todas as informações: a pontuação que possa ter levado como penalidade e também pode consultar se tem alguma restrição ou se responde a algum processo de suspensão ou cassação", disse Raul Vicentini, diretor de habilitação do Detran.

Ainda de acordo com o Detran, quando o condutor tem um veículo cadastrado em seu CPF, ele precisa informar o número do Renavam para validação e conferência ao acessar o site. Foi o que aconteceu com o Carlos Henrique.

Depois da entrevista, o motorista entrou em contato com a produção da TV Diário e disse que o Detran ajudou na liberação do histórico e ele conseguiu ser contratado pela empresa.

Fonte: G1

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