Calendario IPVA 2024

Operação Noites Frias já realizou mais de mil abordagens em Jundiaí neste ano

Por Redação em 02/08/2020 às 20:08:23

Ação tem como foco locais onde estatisticamente há maior concentração de pessoas em situação de rua. Operação Noites Frias já realizou mais de mil abordagens em Jundiaí neste ano

Divulgação/Prefeitura de Jundiaí

Desde o dia 7 de maio, a Operação Noites Frias realizou mais de mil abordagens nas ruas de Jundiaí (SP). A ação tem como foco locais onde estatisticamente há maior concentração de pessoas em situação de rua.

Neste mesmo período, foram realizados 614 acolhimentos, de 295 pessoas distintas, seja no abrigo emergencial montado no Complexo Esportivo Jardim Ângela (Vila Aparecida) ou na Casa de Passagem. No total de 295 acolhidos, 13 foram de atendimentos para vagas femininas e transexuais.

Com novo formato desde 2018, a operação é realizada nas noites com previsão de temperatura inferior a 13ºC, independente do mês. Este ano, leva em conta ainda os levantamentos de distanciamento seguro, a fim de evitar aglomerações e combater a propagação do coronavírus.

Para todos os atendimentos, as equipes do Centro Pop e do Serviço Especial de Abordagem Social (Seas) aplicam formulário para mapeamento dos casos e entregaram, este ano, 252 máscaras de pano, 753 cobertores e 317 meias.

Para os abrigados, além do pernoite, são ofertados kit de higiene e de roupas e alimentação, assim como cuidados com a saúde, já que uma enfermeira faz o acompanhamento diário dos abrigados. Para os que recusam abrigo, são entregues cobertores, meias e máscaras.

No total, a prefeitura compra, mensalmente, 102 vagas regulares de pernoites nas modalidades casa de passagem, abrigo e república.

A porta de entrada para o atendimento à população em situação de rua e encaminhamento para os outros serviços da rede socioassistencial é o Centro Pop, que fica na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, no Centro.

Sempre que alguém identificar uma pessoa pode orientá-la a buscar esse atendimento ou acionar ainda o serviço especializado de abordagem social pelo telefone (11) 98531-0146. Já em casos de identificada intoxicação ou ocorrências mais graves, o Samu poderá ser acionado pelo telefone 192.

Veja mais notícias da região no G1 Sorocaba e Jundiaí

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023