Calendario IPVA 2024

Homens e idosos são os que mais morrem por coronavírus em SC

Por Redação em 30/07/2020 às 13:51:04

Estado passou mil mortes pela Covid-19 e tem 12 das 16 regiões em situação gravíssima. Idosos estão entre as principais vítimas da Covid-19 em SC

Santa Catarina passou de mil mortes por Covid-19 na quarta-feira (29) pouco mais de quatro meses após o primeiro óbito pela doença. Os idosos são 75% dos que mais morrem, mas a coronavírus já matou catarinenses de todas as idades, principalmente homens, que representam 60% das 1.002 vítimas no estado. Foram mais de 600 mortes em um mês.

O número de diagnosticados é de 77 mil e 238 municípios estão em situação gravíssima por causa do coronavírus.

Segundo os dados do governo estadual, 82% das vitimas tinham alguma comorbidade, mas 18% delas não apresentavam nenhuma doença associada. Entre as vítimas já doentes, que tiveram agravamento por causa da Covid-19, 43% tinham doenças vasculares, 36% diabetes e 31% hipertensão. A maior parte de idosos entre 60 e 79 anos.

O morador de Joinville Jalbas de Souza foi umas das vítimas. Ele morreu logo após fazer transplante de rim. Segundo o filho, Vitor de Souza, o pai foi ao hospital fazer um procedimento de rotina e não voltou para casa. O velório foi muito rápido e a família não conseguiu se despedir.

"Tem que ser tudo muito rápido não tem o velório. O período de homenagem no funeral é algo muito rápido. A gente não tem esse direito, a gente perde esse direito de homenagear a pessoa. É uma situação bem complicado e bem triste", diz o filho.

As primeiras mortes em Santa Catarina ocorrem no fim de março. Harry Klueger morreu em 25 de março e foi enterrado antes do exame confirmar o diagnóstico. A segunda vítima foi empresário joinvilense Mario Borba, de 68 anos.

No fim de maio, Santa Catarina chegou a 100 óbitos. Depois, o número disparou. Em 13 de julho eram 500 mortes e passou de mil mortes pouco mais de duas semanas depois.

Julho foi ruim para o estado, mas agosto pode ser pior. O modelo epidemiológico, que traz as projeções do avanço da doença, mostra que - se a taxa de transmissão do vírus não baixar, o número de mortes pode triplicar em Santa Catarina nas próximas quatro semanas

Situação gravíssima

SC tem 12 das 16 regiões de saúde em situação gravíssima por causa do coronavírus.

Arte NSC TV/Reprodução

O mapa de classificação de risco da secretaria da saúde aponta que a situação é gravíssima em 80% das cidades catarinenses. A taxa de ocupação de leitos de UTI na rede pública estadual está em 81%. O estado promete ampliação.

Em parte das regiões, onde a situação é gravíssima, o governo suspendeu o transporte coletivo e proibiu a concentração e permanência de pessoas em parques, praças e praias.

Para uma epidemiologista da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) que participa do Observatório Covid-19, Alexandra Boing, mais ações do estado devem se tomadas para diminuir a velocidade de propagação do vírus.

"São necessárias medidas mais restritivas de isolamento social com a ampliação da testagem em massa, aliada ao rastreamento de casos e contatos. E além disso é extremamente importante que o estado assuma o seu protagonismo pra coordenar estas ações, essas medidas, articulando com as regionais e com os municípios do estado", afirma.

Initial plugin text

Veja outras notícias do estado no G1 SC

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023