Calendario IPVA 2024

Ataque do Irã reaproxima Netanyahu de Biden, e lĂ­deres conversam por telefone

Por Redação em 14/04/2024 às 08:00:57

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, conversou por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, após um ataque do Irã contra Israel. O telefonema aconteceu depois que Netanyahu liderou uma reunião do gabinete de segurança para discutir o que o exército israelense descreveu como um ataque "em curso" do Irã contra Israel a partir de seu território. A conversa representa uma reaproximação após a relação entre os dois lĂ­deres ter estremecido devido a crĂ­ticas de Biden à operação conduzida por Israel na Faixa de Gaza. O democrata disse recentemente que Netanyahu "prejudica mais do que ajuda". ""Eu não sei exatamente o que o presidente Biden quis dizer, mas se foi sobre a minha polĂ­tica não estar de acordo com os desejos da maioria dos israelenses e que isso prejudica os interesses de Israel, então ele estĂĄ errado em ambos os aspectos", respondeu Netanyahu.

Antes do telefonema, o presidente dos EUA destacou à imprensa que as forças americanas ajudaram a derrubar "quase todos" os drones e mĂ­sseis disparados pelo Irã contra Israel, reafirmando seu compromisso "ferrenho" com Netanyahu. Ele anunciou que convocaria os lĂ­deres do G7 para coordenar uma "resposta diplomĂĄtica Ășnica" ao ataque iraniano. "O Irã, e seus associados operando no IĂȘmen, na SĂ­ria e no Iraque, lançaram um ataque aéreo sem precedentes contra instalações militares em Israel. Eu condeno estes ataques nos termos mais fortes possĂ­veis", declarou Biden.

Nos Ășltimos dias, o democrata ordenou o envio de aeronaves militares e destróieres de defesa contra mĂ­sseis balĂ­sticos ao Oriente Médio, quando a ameaça iraniana a Israel se tornou clara. "Graças a estas mobilizações e à capacidade extraordinĂĄria dos nossos militares, ajudamos Israel a derrubar quase todos os drones e mĂ­sseis disparados", acrescentou Biden. Ele também afirmou ter conversado com Netanyahu para "reafirmar o compromisso inabalĂĄvel dos Estados Unidos" com a segurança de Israel, elogiando a capacidade de defesa do paĂ­s aliado diante de ataques sem precedentes. Não houve relatos de ataques do Irã contra instalações militares ou forças americanas.

*Com informações da AFP

Fonte: JP

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023