Calendario IPVA 2024

Representante do X no Brasil renuncia ao cargo, aponta ficha da Junta Comercial de SP

Por Redação em 13/04/2024 às 01:52:58
Documento mostra que Diego de Lima Gualda apresentou carta de renĂșncia no dia 8 de abril, dois dias após Elon Musk atacar Alexandre de Moraes no antigo Twitter. A rede X vai ser derrubada pelo STF?

O representante e administrador da rede social "X" no Brasil, Diego de Lima Gualda, apresentou carta de renĂșncia ao cargo, de acordo com documento da Junta Comercial de São Paulo.

A renĂșncia foi protocolada no dia 8 de abril, dois dias depois de o dono da rede social, Elon Musk, atacar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo a ficha cadastral da empresa, Gualda foi designado representante do X no Brasil em agosto de 2023. O documento cita que ele foi nomeado como procurador e administrador da rede social no paĂ­s.

Além disso, Gualda, que é advogado, também ocupou cargo de diretor jurĂ­dico do antigo Twitter no Brasil. Antes do X, ele trabalhou em outras empresas, inclusive como representante do Yahoo.

O g1 tenta entrar em contato com o advogado.

Governo tira publicidade do X, diz Secom

Musk e Moraes

Twitter passou a se chamar X

Alamy via BBC

No dia 6 de abril, Elon Musk usou a própria rede social para acusar Alexandre de Moraes de censura e de ameaçar prender funcionĂĄrios da rede social no Brasil. Ele também disse que poderia reativar perfis bloqueados por determinações judiciais.

No dia seguinte, Moraes determinou que a conduta de Elon Musk fosse investigada e ordenou que o antigo Twitter não desobedeça às decisões judiciais, sob pena de multa de R$ 100 mil para cada perfil bloqueado que for reativado.

Na decisão, Moraes afirmou ter visto indĂ­cios de obstrução de Justiça e incitação ao crime nas atitudes de Musk. Além disso, o ministro entendeu que o bilionĂĄrio usou as redes sociais para espalhar desinformação e desestabilizar instituições do Estado DemocrĂĄtico de Direito.

"Na presente hipótese, portanto, estĂĄ caracterizada a utilização de mecanismos ilegais por parte do 'X'; bem como a presença de fortes indĂ­cios de dolo do CEO da rede social 'X', Elon Musk, na instrumentalização criminosa anteriormente apontada e investigada em diversos inquéritos", escreveu.

Em outro trecho da decisão, o ministro escreveu em letras maiĂșsculas:

"AS REDES SOCIAIS NÃO SÃO TERRA SEM LEI! AS REDES SOCIAIS NÃO SÃO TERRA DE NINGUÉM!"

Após a decisão de Moraes, Elon Musk fez novos ataques ao ministro. O bilionĂĄrio publicou que Moraes é um "ditador brutal" e que tem o presidente Lula "na coleira".

A PolĂ­cia Federal deve ouvir representantes no Brasil da rede X nos próximos dias.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023