Calendario IPVA 2024

Prisão de Robinho repercute na imprensa italiana

Por Redação em 21/03/2024 às 22:02:40

O ex-jogador Robinho foi preso pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) em Santos, no litoral de São Paulo.

Robinho foi detido após a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidir que ele cumpra a pena de 9 anos de prisão pelo crime de estupro coletivo cometido na Itália em 2013.

O caso aconteceu em 2013, em uma discoteca. Em 2017, o ex-jogador de futebol foi julgado em Milão e condenado. Além de Robinho, outros cinco brasileiros foram condenados.

A condenação de nove anos foi confirmada por um tribunal de apelações em 2020 e validada pela Suprema Corte da Itália em 2022. Após a confirmação da condenação em três instâncias, a Itália pediu a extradição do brasileiro -- ação vedada pela Constituição Federal -- e emitiu um mandado de prisão internacional.

Como o Brasil não pode extraditar Robinho, a Itália recorreu ao STJ, por meio do Ministério da Justiça, com o pedido para que a pena seja cumprida no Brasil.

O STJ não julgou novamente a acusação contra o ex-jogador, ou seja, não revisitou o caso, avaliando fatos e provas. Simplesmente se manifestou se Robinho poderia ou não ser preso no Brasil.

Veja a repercussão na Itália, onde Robinho foi originalmente condenado:

O jornal italiano "La Gazzetta dello Sport", de Milão, o principal jornal de esportes da Itália, destacou que com a prisão nesta quinta (21) o Robinho começa a cumprir a pena de nove anos de prisão por estupro em presídio paulista.

O "Gazzetta" também disse que a defesa do ex-jogador apelou ao STF para conseguir um habeas corpus, mas que o recurso foi negado.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023