Calendario IPVA 2024

Negociações de trĂ©gua entre Israel e Hamas são retomadas no Egito

Por Redação em 03/03/2024 às 15:11:32

As negociações para uma trégua entre Israel e Hamas foram retomadas neste domingo, 3, no Egito, durante o Ramadã em Gaza, onde persistem os bombardeios israelenses. Delegações do movimento terrorista islamista palestino Hamas, do Catar e dos Estados Unidos estão na capital egĂ­pcia para iniciar "uma nova rodada de negociações". Os enviados do Hamas precisam decidir sobre a proposta apresentada em Paris no final de janeiro, disse uma fonte próxima do grupo palestino. Esta proposta dos paĂ­ses mediadores — Catar, Estados Unidos e Egito — consiste em uma pausa de seis semanas nos combates e na libertação de 42 reféns em troca de prisioneiros palestinos em Israel. O objetivo é chegar a uma trégua antes do inĂ­cio do mĂȘs de jejum muçulmano, que começarĂĄ em 10 ou 11 de março. "A princĂ­pio, os israelenses aceitaram os elementos do acordo", disse um alto funcionĂĄrio dos EUA, embora Israel não tenha confirmado.

Um acordo poderia ser assinado "dentro de 24 ou 48 horas" se Israel "aceitar as exigĂȘncias do Hamas, que incluem o retorno dos palestinos deslocados ao norte de Gaza e o aumento da ajuda humanitĂĄria", disse neste domingo um alto lĂ­der do movimento islamista à AFP, em condição de anonimato. Em quase cinco meses de guerra, as operações militares em retaliação ao ataque sem precedentes do Hamas em Israel, em 7 de outubro, deixaram 30.410 mortos na Faixa, a maioria civis, segundo o Ășltimo balanço do Ministério da SaĂșde do território.

No ataque dos comandos do Hamas em solo israelense, cerca de 1.160 pessoas morreram, principalmente civis, segundo uma contagem baseada em dados israelenses. Os islamistas sequestraram cerca de 250 pessoas, das quais 130 ainda estão detidas em Gaza, segundo as autoridades israelenses. O governo do Hamas indicou neste domingo que, nas Ășltimas 24 horas, 90 pessoas morreram em Gaza, 14 delas membros da mesma famĂ­lia, em um bombardeio que destruiu a sua casa em Rafah. Entre os falecidos estão dois bebĂȘs gĂȘmeos, Naim e Wisam, de apenas alguns meses. Shehda Abu Anza, sobrinho da famĂ­lia, disse que só havia civis na casa. "Havia talvez mais de 15 crianças na casa de quatro andares."

O conflito também causou uma catĂĄstrofe humanitĂĄria, e a fome é "quase inevitĂĄvel" para 2,2 milhões de pessoas, a grande maioria da população de Gaza, segundo Jens Laerke, porta-voz do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos HumanitĂĄrios (OCHA). O Ministério da SaĂșde do Hamas relatou a morte de 16 crianças por "desnutrição e desidratação" nos Ășltimos dias. O papa Francisco apelou neste domingo para garantir o "acesso seguro" à ajuda humanitĂĄria para a população de Gaza, e o Conselho de Segurança da ONU pediu que a sua entrega "em grande escala" fosse permitida, sem obstĂĄculos.

O fornecimento de ajuda por via terrestre, que depende da autorização israelense, entra em Gaza a conta-gotas, principalmente através de Rafah, a partir do Egito. Confrontados com dificuldades na entrega de ajuda por estrada ao enclave, sitiado por Israel, os Estados Unidos lançaram no sĂĄbado um primeiro envio de alimentos, com 66 "pacotes" contendo 38 mil refeições alimentares, em uma operação em colaboração com a Jordânia, segundo um oficial militar americano. Os combates, os bombardeios israelenses, os detritos nas estradas e, por vezes, os saques tornam muito perigoso levar ajuda para o norte da Faixa.

Uma distribuição de alimentos na Cidade de Gaza terminou em tragédia na quinta-feira, depois que soldados israelenses abriram fogo contra uma multidão que avançava contra os caminhões. Segundo o Hamas, 118 pessoas morreram e 760 ficaram feridas. A investigação preliminar "indicou que, após os disparos de advertĂȘncia para dispersar a debandada, vĂĄrios saqueadores se aproximaram das forças e criaram uma ameaça imediata" aos soldados, disse neste domingo o porta-voz do Exército israelense, Daniel Hagari. Uma equipe da ONU disse ter encontrado um "grande nĂșmero" de ferimentos a bala em um hospital da cidade onde muitas das vĂ­timas foram internadas.


Fonte: JP

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023