Calendario IPVA 2024

Macron Ă© recebido com protesto de produtores em feira agrĂ­cola na França

Por Redação em 24/02/2024 às 12:50:01
Produtores pressionam o governo a ajudĂĄ-los, em meio à insatisfação por conta dos custos, da burocracia e das regulamentações ambientais. Agricultores franceses furiosos causam baderna e discutem com Macron em feira agrĂ­cola

O presidente francĂȘs, Emmanuel Macron, foi recebido com protesto em uma feira agrĂ­cola em Paris, neste sĂĄbado (24). Produtores pressionam o governo a ajudĂĄ-los, em meio à insatisfação por conta dos custos, da burocracia e das regulamentações ambientais.

Além de Macron, o ministro da Agricultura e da Soberania Alimentar, Marc Fesneau, e a vice-ministra da Agricultura e da Soberania Alimentar, Agnes Pannier-Runacher, conversaram com os agricultores franceses no dia da abertura da 60ÂȘ edição internacional do Salon de l'Agriculture.

Os manifestantes enfrentaram a segurança feita por dezenas de policiais. Os agricultores gritaram e vaiaram, pedindo a renĂșncia do presidente francĂȘs e usando palavrões dirigidos a ele. Ao menos uma pessoa foi presa, segundo a agĂȘncia Reuters.

O presidente francĂȘs, Emmanuel Macron, o ministro da Agricultura e da Soberania Alimentar, Marc Fesneau, e a vice-ministra da Agricultura e da Soberania Alimentar, Agnes Pannier-Runacher, conversam com os agricultores franceses no dia da abertura da 60ÂȘ edição internacional Feira de Agricultura, em Paris

Ludovic Marin/Pool via REUTERS

Macron teve um encontro com lĂ­deres sindicais de agricultores franceses durante o café da manhã, e deveria caminhar pelas vielas da feira depois. "Estou dizendo isso para todos os agricultores: vocĂȘs não estão ajudando nenhum dos seus colegas destruindo barracas, vocĂȘs não estão ajudando nenhum dos seus colegas ao tornar a feira impossĂ­vel e, de certa forma, assustando as famĂ­lias para que não compareçam", disse.

O presidente francĂȘs disse que farĂĄ uma reunião com representantes dos sindicatos de agricultores e outras partes interessadas dentro de trĂȘs semanas, e cancelou um debate que pretendia realizar na feira com agricultores e processadores de alimentos.

A abertura do evento foi atrasada em mais de uma hora. A feira agrĂ­cola de Paris atrai cerca de 600 mil visitantes durante nove dias.

Aviso foi dado

Agricultores foram às ruas de Paris na sexta-feira (23) para alertar Emmanuel Macron de que ele deveria esperar uma "dura recepção" na abertura da feira agrĂ­cola. Em mais um protesto da categoria, dezenas de tratores entraram na capital francesa buzinando.

Um trator carregava uma placa com os dizeres: "Macron, vocĂȘ estĂĄ plantando as sementes para uma tempestade -- cuidado com o que vocĂȘ colherĂĄ".

Os agricultores franceses haviam suspendido os protestos — que incluĂ­am o bloqueio de rodovias e o despejo de esterco em frente a prédios pĂșblicos —, depois que o primeiro-ministro Gabriel Attal prometeu novas medidas no valor de 400 milhões de euros.

O presidente francĂȘs, Emmanuel Macron, o ministro da Agricultura e da Soberania Alimentar, Marc Fesneau, e a vice-ministra da Agricultura e da Soberania Alimentar, Agnes Pannier-Runacher, conversam com os agricultores franceses no dia da abertura da 60ÂȘ edição internacional Feira de Agricultura, em Paris

Ludovic Marin/Pool via REUTERS

O caso não é isolado, jĂĄ que agricultores tĂȘm protestado em toda a Europa por renda maior, menos burocracia e denunciando a concorrĂȘncia desleal de produtos ucranianos baratos, devido à ajuda pelo esforço de guerra na Ucrânia.

Polônia, Espanha e RepĂșblica Tcheca também registraram manifestações. Partidos de extrema-direita, para os quais os agricultores representam um eleitorado crescente, são os principais beneficiĂĄrios, pensando nas eleições de junho para o Parlamento Europeu.

* Com informações a agĂȘncia Reuters

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023